Educação

Curso de Direito da UFRR é contemplado com o Selo de Qualidade OAB Recomenda

O curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR) é um dos cursos que receberá o prêmio Selo de Qualidade OAB Recomenda – “O Fortalecimento da Advocacia Brasileira a partir do Ensino de Excelência”. A cerimônia ocorrerá no dia 19 de junho, no Clube de Engenharia de Brasília.

Conforme informações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a criação do selo e a premiação aconteceu “com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no país”.

Ainda segundo a OAB, existem critérios para elencar os cursos que são estabelecidos pela Comissão Especial designada para elaboração do Selo OAB Recomenda. A distinção busca expressar o reconhecimento às instituições de educação superior “cujo curso de graduação em Direito apresente elevado padrão”.

O curso de Direito da UFRR já recebeu o prêmio em quatro oportunidades, lembrando que o Selo de Qualidade já está na sua 8ª edição. De acordo com a coordenadora do curso, Lívia Dutra Barreto, o selo é um reconhecimento do trabalho feito dentro da instituição.

“É mais uma conquista da excelência que o curso de Direito desenvolve no ensino jurídico não apenas no nosso Estado, mas também em proporções nacionais. Hoje atualmente temos cerca de 2000 mil cursos de graduação em Direito e por volta de 200 cursos apenas recebem esse selo de reconhecimento, ou seja, são 10% dos cursos de todo o Brasil. Estão felizes os professores, a coordenação e toda a nossa comunidade, pois valida o trabalho e reconhece a qualidade dos nossos alunos e egressos. É importante que o nosso papel de transformador social por meio do ensino jurídico seja reconhecido”, avalia a coordenadora.

O que é o Selo OAB Recomenda?

A criação da premiação ocorreu no dia 7 de dezembro 1999 como um instrumento para ajudar a garantir a qualificação de excelência dos profissionais de Direito no Brasil. Para escolher as instituições que devem receber o prêmio, a Comissão Especial leva em consideração alguns critérios.

Na última edição do selo, contemplaram 192 cursos com a premiação. A metodologia utilizada foi o desempenho no Enade. Outro método usado foi os resultados de participação e aprovação nos cinco exames de Ordem da OAB realizados no período de 2019 a 2021.

Sobre o curso de Direito da UFRR

A partir da Resolução nº. 25/1991-CUNI de 26 de novembro de 1991 que ocorreu a criação do Curso de Direito da UFRR. O objetivo é a formação de um profissional completo dentro da área integrando a técnica-jurídica e a prática no exercício de atividades como a advocacia, a magistratura, o Ministério Público.

Além disso, o curso também busca formar um perfil profissional que seja um pensador e crítico para atuar como pesquisador, analista e consultor. O curso trabalha ainda para enfatizar a formação cidadã focada nos direitos humanos e na justiça social.

Em 2024, além do selo de qualidade OAB Recomenda, o curso de Direito da UFRR também obteve reconhecimento nos indicadores que revelam a qualidade da educação superior no Brasil. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destacaram o curso com conceito 4 no indicador denominado Conceito Preliminar de Curso (CPC) e com nota máxima (nota 5) alcançada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. 

“Em menos de 15 dias recebemos grandes resultados. Somos o único curso de Direito de Roraima que atingiu o conceito 4 que é a nota final de avaliação do curso de graduação. Isso nos consolida como o melhor curso de Direito do estado e um dos melhores do país”, comemora a coordenadora Lívia Barreto.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

5 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

8 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

10 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

11 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

11 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago