Educação

Educação Ambiental: jovens do Projeto Crescer produzem fertilizantes naturais e mudas de plantas no Horto Municipal

A Prefeitura de Boa Vista, por meio do Projeto Crescer tem trabalhado desde 2017 com a oficina de Educação Ambiental e Compostagem, no Horto municipal com jovens de 15 a 21 anos. A garotada aprende sobre ecologia e comercializam o que produzem, fazendo aquela graninha extra.

Na oficina, mais de 30 integrantes têm aulas práticas e teóricas, que ensinam desde matemática até produção de fertilizantes naturais. Uma das atividades é a compostagem e a terra preparada. Além dos fertilizantes, os jovens plantam mudinhas de plantas de diversas espécies.

Do mesmo modo, toda a produção feita por eles termina sendo comercializada no Horto municipal por um preço acessível, a partir de R$ 5.

A oficina vem conquistando clientes fiéis, não só pelo preço, mas principalmente pela qualidade dos produtos. Um exemplo disso é o seu Iran Souza, aposentado, que é cliente do Horto há, pelo menos, três anos.

“Além dos produtos bons e baratos, o trabalho do Horto tem sido muito importante para a cidade de Boa Vista. Inclusive, a maior parte das árvores que nós temos saíram daqui do Horto. Eles têm feito um trabalho constante, ajudando a arborizar a cidade e as casas das pessoas”, declarou.

Lucros do Projeto Crescer

Quinze por cento do lucro das vendas é da Cooperativa Social do Projeto Crescer e o restante é dividido entre os participantes da oficina, o que proporciona uma renda a mais para estes jovens aprendizes. Além do dinheiro das vendas, o projeto fornece uma bolsa de R$ 230 por mês, vale-alimentação e vale-transporte, democratizando ainda mais o acesso ao programa.

Conforme o professor e coordenador da oficina, Luís Felipe Gonçalves, após conhecerem o projeto, muitos participantes se interessam em trabalhar com a natureza, em áreas como zootecnia e agronomia, tirando proveito econômico da natureza e fomentando o desenvolvimento sustentável.

“Isso é importante porque na compostagem, por exemplo, você diminui o lixo das cidades, criando um produto economicamente viável para quem produz hortaliças. E eles começam a entender que podem ser gestores ambientais, agrônomos e técnicos agrícolas, pois acabam se identificando com isso”, disse.

A consciência ambiental que a oficina desperta nos jovens está sendo multiplicada por eles para amigos e familiares, por exemplo, espalhando a “sementinha do bem” da ecologia.

De acordo com Eduardo Kayllan, 15 anos, estudante e participante da oficina, outros alunos deve receber os ensinamentos sobre os cuidados com o meio ambiente. Para ele é importante para que todos preservem a natureza e os espaços comuns.

“Antigamente, antes de entrar no projeto, quando eu via um lixo no chão ignorava, passava direto. Mas, depois que eu entrei na oficina, aprendi bastante coisa. E hoje, quando eu acho lixo no chão eu recolho e jogo fora”, explicou.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Boa Vista

Bairros com maior índice de infestação são: Centro, Calungá, São Vicente, 13 de Setembro, Asa…

11 horas ago

Divisão de Captura divulga fotos de presos que não voltaram da ‘saidinha’ do Dia das Crianças

População pode auxiliar denunciando através do WhatsApp: (95) 99131-4165 ou pelo Instagram: @dicap.rr

11 horas ago

Polícia divulga foto de mulher foragida, suspeita de aplicar golpe do empréstimo em idosos, indígenas e pessoas com deficiência em RR

Polícia pede para que qualquer informação sobre Eryca Menezes, entre em contato no 95-98414-1629

11 horas ago

Seis adolescentes são apreendidos por vandalismo em escola de Mucajaí

Vigia da escola viu pelas câmeras de segurança o momento em que o grupo invadiu…

12 horas ago

Policial militar de São Luiz do Anauá é preso por estupro de três crianças

Prisão ocorreu a pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR), que também denunciou o PM

13 horas ago

Chico Rodrigues fala sobre emendas destinadas para Roraima

Senador também ressaltou a importância de informar a população sobre a aplicação dos recursos

13 horas ago