Os participantes brasileiros do Enem 2024 devem levar ao local das provas um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas do Enem 2024 acontecem dias 3 e 10 de novembro.
Os candidatos podem apresentar documentos no formato digital no próprio celular pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.
Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente.
Para o participante estrangeiro acessar a sala de provas é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto. Por exemplo: passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.
Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local.
Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência expedido por órgão policial não será mais aceito. A medida visa garantir mais segurança ao exame. Nessas situações, será necessário apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou de outro documento de identidade com foto válido.
Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais ou que não tenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.
De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.
Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar da prova deve então fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.
Além disso, caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação.
Fonte: Agência Brasil
Evento ocorre no dia 27 de novembro no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação
Consumidores devem entrar em contato com os canais oficiais caso tenham dúvidas sobre o mutirão…
Doença ou questões logísticas permitem ao candidato fazer nova prova
Imunização é a melhor forma de se prevenir e evitar surtos das doenças
Grupo musical também vai promover aulas com estudantes de música. Objetivo é dar oportunidade de…
Quadrilhas aproveitam ofertas da mega liquidação, para roubar dados e aplicar golpes; é preciso redobrar…