Educação

Equipe roraimense apresenta projeto inovador com foco na preservação ambiental durante torneio de robótica no Amazonas

A equipe I, Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista participou no último final de semana do Torneio First Lego League (FLL), que aconteceu em Manaus, capital do Amazonas.

A competição envolve estudantes de 9 a 15 anos na busca por soluções para os desafios da sociedade moderna dentro do conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A atual temporada teve como tema “Submerged” (2024/2024), em que os competidores refletiram sobre os problemas enfrentados na exploração do fundo dos mares.

Uma das categorias do torneio foi o “Projeto de Inovação”. A proposta é a identificação de um problema do mundo real relativo ao tema da temporada e desenvolvimento de uma solução. Nessa categoria, os jovens da I, Robot apresentaram um dispositivo que detecta e coleta petróleo derramado no mar. A iniciativa visa proteger os fitoplânctons, essenciais para a produção de oxigênio e equilíbrio do ecossistema marinho.

Além disso, “Design de Robô”, os alunos projetaram um robô eficiente, selecionando rodas e mecanismos que maximizam o desempenho em ambientes subaquáticos simulados. Já em “Desafio do Robô”, o protótipo criado pelos jovens da prefeitura visa missões que incluem resgate de espécies marinhas, como tubarões e baleias, além de explorar tesouros submersos.

Destaque

Segundo a diretora do CCTI, Julianna Santos, apesar dos desafios enfrentados na “arena” da FLL, a equipe foi bastante elogiada pelos juízes, composto por especialistas da área de tecnologia, que incentivaram os jovens a seguirem firme com esse propósito e deram dicas de como tornar o projeto ainda mais eficiente.   

“A participação da equipe no torneio deste ano foi notável. Demonstraram um domínio técnico sólido, mas também grande criatividade e habilidade para resolver os problemas. Foram capazes de combinar os desafios e trabalhar a programação deles para realizar esses desafios de mesa e pontuar no torneio. Os próximos passos do projeto envolvem fazer novas pesquisas. Ter um feedback com os especialistas consultados, aprimorar o projeto e verificar a possibilidade de implementação”, disse.

Capitão da equipe, Guilherme Freitas, de 14 anos, destacou a participação no torneio como positiva. E apesar do alto nível do evento e dos outros competidores, conseguiram mostrar domínio dos principais conceitos abordados na Robótica Educacional do CCTI. Além disso, o jovem garante que o projeto desenvolvido por eles pode impactar muitas pessoas no futuro.

“Em relação ao nosso Projeto de Inovação e ao Design do Robô, foi algo excelente. Quando a gente conversou com os juízes a respeito, tivemos uma interação muito interessante. Se você mostra um projeto para uma pessoa dizendo que você consegue resolver um problema utilizando ciência e tecnologia, você motiva essa pessoa a resolver outros problemas para que as outras tenham a mesma sensação que ela teve”, destacou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Passageiros relatam cheio de combustível em aeronave e voo para Boa Vista é cancelado

Em nota, a Latam informou que o cancelamento do voo ocorreu devido à necessidade de…

4 minutos ago

Homem desaparece ao tentar atravessar rio em Boa Vista

Corpo de Bombeiros foi acionado e realiza buscas para encontrar o homem

3 horas ago

Homens roubam caminhonete em Boa Vista, tentam fugir e carro capota durante perseguição em Bonfim

Veículo foi roubado na manhã desta segunda-feira, 18, no bairro Jóquei Clube, e encontrado no…

3 horas ago

Albergado é preso com arma de fogo e celular roubado em RR

Jovem estava dentro de um carro, quando percebeu a aproximação da Polícia Militar e jogou…

3 horas ago

Esgoto: moradores denunciam descaso da Caer com despejo em igarapé

Moradores reclamam de mau cheiro e temem prejuízos à saúde

6 horas ago

‘AME Itinerante’ leva serviços gratuitos para empreendedores da zona rural de Boa Vista

Linhas de crédito e consultoria empresarial estão entre as orientações repassadas durante a ação

7 horas ago