Educação

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo, está entre as três finalistas de uma das categorias dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, em inglês, World’s Best School Prizes, em 2024. A unidade é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica artística.

O Projeto Xadrez, iniciado pelo professor Leonardo Alcântara, usa o jogo como ferramenta para aprimorar habilidades cognitivas e de interação social. Ele ensina os alunos a pensarem no futuro e considerarem as consequências de suas ações tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística, introduzidos pelo professor Luiz Fernando Junqueira, visam não apenas o desenvolvimento físico, mas também a construção de resiliência e trabalho em equipe.

Conforme a organização do prêmio, esses programas têm demonstrado sucesso, evidenciado pelo aumento da participação dos alunos em campeonatos nacionais e pela maior coesão comunitária. Pais e organizações locais estão envolvidos ativamente. Apoiando não apenas com a presença, mas também participando de eventos e workshops, o que mostra o impacto das iniciativas da escola na comunidade local.

A escola concorre na categoria Colaboração Comunitária e poderá ganhar 10 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 55 mil. As demais finalistas na categoria são o Colegio María de Guadalupe, da Argentina, e Community School Salomé Ureña, dos Estados Unidos.

Prêmio

A T4 Education fundou a premiação com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, em 2022. O objetivo é dar visibilidade a escolas que podem compartilhar suas melhores práticas em todo mundo. O prêmio tem cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis.

Este ano, o vencedor de cada um dos cinco prêmios será anunciado em outubro. Eles serão selecionados por uma academia de Júri, composta por acadêmicos, educadores, assim como ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado de diversos países.  

Além disso, o escolhido do Prêmio Escolha da Comunidade, determinado por voto público, receberá a adesão ao Melhor Escola para Trabalhar, em inglês, Best School to Work, um programa voltado para apoiar a gestão escolar especialmente no recrutamento e retenção de professores.

Os vencedores e finalistas dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo serão convidados para o World Schools Summit, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. Desse modo, o evento reunirá líderes globais de educação, além daquelas consideradas as melhores escolas do mundo.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Vendas de veículos usados e seminovos registram crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024

Fenauto divulgou alta de 7,3% no período e projeta crescimento contínuo até o final do…

11 minutos ago

Sete em cada 10 municípios têm risco alto ou muito alto para pólio

Apesar de a doença estar erradicada, houve queda na cobertura vacinal

27 minutos ago

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

Número é quatro vezes superior ao do primeiro turno de 2022

2 horas ago

Bolsa Família chega a 78,7 mil famílias de Roraima em setembro; Uiramutã possui maior valor médio registrado no país

Pagamentos iniciaram na última terça-feira, 17, e seguem até o dia 30

3 horas ago

Transações feitas com Pix crescem 61% no primeiro semestre do ano

Levantamento mostra que as operações realizadas com a ferramenta de pagamento instantâneo nos seis primeiros…

6 horas ago