Educação

Escola de Boa Vista recebe segundo lugar nacional em premiação por projeto que une segurança e educação

A Escola Municipal Juslany de Souza Flores ficou em segundo lugar na Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (Cipa Escolar) em 2024 no critério “Boas Práticas mais inovadoras”. Nesta sexta-feira, 24, ocorreu a cerimônia de premiação na quadra da unidade, localizada no Jardim Tropical.

Incentivado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a escola foi uma das 111 instituições municipais cadastradas a submeter um projeto. Conforme o coordenador pedagógico, Marcelo Dias, a escola desenvolveu práticas educativas que envolvem segurança, primeiros socorros e saúde mental. Elas integraram alunos e professora para promover o bem-estar no ambiente escolar.

“O projeto não trata apenas da prevenção de acidentes escolares, mas também envolve outras questões como a preservação do patrimônio, o combate ao bullying, o bem-estar da comunidade escolar e a prevenção de riscos. Com as crianças foi feito um mapeamento das principais necessidades da escola, considerando os critérios do Cipa”, disse o coordenador pedagógico.

Além do segundo lugar nacional, a escola conquistou o primeiro lugar estadual no Cipa. Dentre os prêmios, a escola então recebeu 1 notebook, que a gestão e alunos vão usar para as atividades relacionadas ao projeto. Para o gestor, Sóstenes Almeida, ganhar a campanha é gratificante.

“Nosso objetivo sempre foi promover o bem-estar e o desenvolvimento educacional e psicológico dos alunos, fortalecendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Essa conquista foi uma surpresa que nos trouxe uma grande satisfação, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Crianças em prol da segurança

Durante o projeto houve a escolha de alunos líderes que atuaram ativamente em conjunto com os mais 1.400 estudantes, com o objetivo de cooperar com a melhoria no ambiente escolar e a vivência dos colegas. A estudante do sexto ano, Ivina Freitas, 12 anos, é a aluna líder. Para ela, foi gratificante participar e ajudar a proteger os seus colegas.

“Eu me senti muito feliz por ter sido escolhida, porque aprendi muita coisa com o projeto e também senti que estava ajudando a escola. Foi bom perceber que a nossa opinião era ouvida”, disse. 

A Cipa Escolar

A Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (Cipa Escolar) tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da prevenção, sensibilizando estudantes, educadores e responsáveis pela implementação dessas comissões.

A iniciativa busca ampliar o número de instituições que adotam a Cipa Escolar, composta principalmente por alunos, trabalhadores e responsáveis legais nas escolas de educação infantil. Essas comissões desempenham um papel contínuo e vital em ações de conscientização e prevenção de acidentes, doenças e violência no ambiente escolar. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

2 minutos ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

1 hora ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

2 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

2 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

3 horas ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

5 horas ago