Educação

Escola de Boa Vista recebe segundo lugar nacional em premiação por projeto que une segurança e educação

A Escola Municipal Juslany de Souza Flores ficou em segundo lugar na Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (Cipa Escolar) em 2024 no critério “Boas Práticas mais inovadoras”. Nesta sexta-feira, 24, ocorreu a cerimônia de premiação na quadra da unidade, localizada no Jardim Tropical.

Incentivado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a escola foi uma das 111 instituições municipais cadastradas a submeter um projeto. Conforme o coordenador pedagógico, Marcelo Dias, a escola desenvolveu práticas educativas que envolvem segurança, primeiros socorros e saúde mental. Elas integraram alunos e professora para promover o bem-estar no ambiente escolar.

“O projeto não trata apenas da prevenção de acidentes escolares, mas também envolve outras questões como a preservação do patrimônio, o combate ao bullying, o bem-estar da comunidade escolar e a prevenção de riscos. Com as crianças foi feito um mapeamento das principais necessidades da escola, considerando os critérios do Cipa”, disse o coordenador pedagógico.

Além do segundo lugar nacional, a escola conquistou o primeiro lugar estadual no Cipa. Dentre os prêmios, a escola então recebeu 1 notebook, que a gestão e alunos vão usar para as atividades relacionadas ao projeto. Para o gestor, Sóstenes Almeida, ganhar a campanha é gratificante.

“Nosso objetivo sempre foi promover o bem-estar e o desenvolvimento educacional e psicológico dos alunos, fortalecendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Essa conquista foi uma surpresa que nos trouxe uma grande satisfação, pois mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Crianças em prol da segurança

Durante o projeto houve a escolha de alunos líderes que atuaram ativamente em conjunto com os mais 1.400 estudantes, com o objetivo de cooperar com a melhoria no ambiente escolar e a vivência dos colegas. A estudante do sexto ano, Ivina Freitas, 12 anos, é a aluna líder. Para ela, foi gratificante participar e ajudar a proteger os seus colegas.

“Eu me senti muito feliz por ter sido escolhida, porque aprendi muita coisa com o projeto e também senti que estava ajudando a escola. Foi bom perceber que a nossa opinião era ouvida”, disse. 

A Cipa Escolar

A Campanha Nacional de Incentivo à Criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas (Cipa Escolar) tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da prevenção, sensibilizando estudantes, educadores e responsáveis pela implementação dessas comissões.

A iniciativa busca ampliar o número de instituições que adotam a Cipa Escolar, composta principalmente por alunos, trabalhadores e responsáveis legais nas escolas de educação infantil. Essas comissões desempenham um papel contínuo e vital em ações de conscientização e prevenção de acidentes, doenças e violência no ambiente escolar. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

6 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

12 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago