Educação

Escola estadual em Boa Vista terá apenas ovos no cardápio da próxima semana, diz denúncia

A Escola Estadual Jesus Nazareno, no bairro Caranã, em Boa Vista, deve servir apenas pratos à base de ovos aos alunos na próxima semana. É o que diz uma denúncia enviada ao Roraima em Tempo por uma servidora da unidade, que preferiu não se identificar.

A lista com as receitas, enviada pela nutricionista, inclui ovos mexidos, omelete de tachada, ovos ao molho, ovos cozidos, ovos estrelados, ovos recheados simples, farofa de ovos, ovos com molho branco e até variações com macaxeira, como farofa e omeletes.

A servidora que relatou a situação à reportagem disse que não há muita opção de alimentos na escola que ela trabalha. “Por exemplo, hoje mesmo é só fruta, melancia, melão, banana, batata doce cozida, banana cozida, porque não tem comida o suficiente para fazer, por exemplo, arroz, feijão, carne, salada, enfim, não tem. Como quarta-feira chegou ovos, por isso que a nutricionista mandou esse cardápio para a próxima semana ser esse cardápio de ovos a semana todinha”, contou.

Operação

Conforme a servidora, a escassez se intensificou após a operação da Polícia Federal, que investigou desvio de verba na merenda escolar do Governo de Roraima.

“Essa situação de falta de merenda nas escolas só se agravou depois daquela operação da Polícia Federal que teve no depósito da merenda escolar, porque a Polícia Federal chegou lá com o contrato na mão, então assim, tudo o que tinha no depósito não era o que estava no contrato. Por exemplo, se lá no contrato estava ‘leite X’, lá no depósito tinha o ‘Y’, se no contrato estava carne de primeira, lá tinha chambari, tinha costela, tinha carne com osso. Então assim, eles regularizaram. Tiraram tudo o que estava no depósito e agora está sem ter merenda nas escolas. E aí, na escola, não tem opção”, relatou a mulher.

A PF identificou suspeitas de irregularidades em uma licitação de R$ 11 milhões. As investigações indicam que os produtos entregues estariam em desacordo com o previsto contratualmente, comprometendo a qualidade da alimentação oferecida aos alunos.

A denunciante reforçou que itens básicos não chega à unidade. “Na escola não tem leite, nem bolacha, não tem carne e nem frango”.

Citado

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que a alegação não procede. A Pasta disse que o documento enviado trata-se de sugestões de receitas que podem ser elaboradas para diversificar os pratos servidos com ovos. Ou seja, não é o cardápio alimentar da semana.

A Seed destacou ainda que as entregas de produtos para a alimentação escolar estão sendo realizadas de forma regular e contínua, conforme o planejamento do Departamento de Apoio ao Educando.

“Somente nas duas últimas semanas, foram feitas entregas nos dias 15, 17 e 23 de setembro, com itens como arroz, óleo, sal, vinagre, leite, açúcar, cenoura, batata, beterraba e repolho. Todas as entregas foram registradas com guias assinadas por servidores da escola”, ressaltou a nota.

De acordo com o cronograma do DAE, uma nova remessa ocorreu nesta quinta-feira, 26, e o depósito encontra-se devidamente abastecido.

Além disso, a Secretaria salientou que a escola segue um cardápio elaborado por nutricionistas. Nesta sexta-feira, 26, foram ofertadas frutas. Ontem, quinta-feira, o prato servido foi sopa de carne com legumes; na quarta, mingau de mungunzá; na terça, arroz Maria Isabel; e na segunda-feira, cuscuz com ovo.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

12 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

16 horas ago