Educação

Escola Sebrae é lançada em Roraima com o objetivo de qualificar jovens da rede estadual para a vida empreendedora

A educação pública de Roraima acaba de ganhar um novo e transformador alicerce com o lançamento oficial do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O evento, realizado na manhã desta quarta-feira, 6, no Sebrae Airton Dias celebra a chegada de um projeto que visa capacitar jovens do ensino médio.

A proposta é que os jovens se tornem não apenas profissionais qualificados, mas cidadãos ativos e preparados para os desafios do futuro. Originário de Minas Gerais, o projeto já foi implantado em três escolas da rede estadual: Tancredo Neves e Major Alcides (na capital) e Presidente Castelo Branco (no município de Caracaraí).

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima, destacou a visão de longo prazo do projeto para o desenvolvimento do estado. “Estamos plantando uma semente que, com certeza, Roraima irá colher com frutos extremamente positivos e resultados brilhantes. O NEJ impacta diretamente o empreendedorismo no estado, pois estamos buscando trabalhar na formação de jovens. Em breve, farão parte do mercado, seja como colaboradores, gestores de negócios ou servidores públicos.”, aponta.

Primeiramente, o projeto é iniciando com três escolas neste ano. No entanto, a ideia é ampliar para mais quatro escolas no próximo ano. O objetivo é tornar o projeto dinâmico e de impacto crescente.

Para Afonso Rocha, diretor superintendente do Sebrae Minas, de onde o projeto é originário e já atua desde 1994, a importância da iniciativa vai além da formação técnica. “É uma alegria imensa estar aqui em Roraima e trazer uma experiência tão consolidada para a região Norte. Nós não estamos formando apenas empreendedores, mas sim cidadãos com atitude empreendedora.”, compartilha.

A educação profissional e técnica para jovens do ensino médio é uma das metas do Plano Nacional de Educação, com o intuito de se alinhar perfeitamente ao objetivo do NEJ, como ressaltou o secretário adjunto de planejamento, Fábio Martinez. “É com a educação que se constrói o futuro. O Governo do Estado, por meio do governador, apoia e incentiva essa iniciativa para que nossos jovens saiam mais qualificados, com uma mentalidade diferenciada para gerar um desenvolvimento ainda maior para o nosso estado.”

Um modelo que valoriza o protagonismo juvenil

Na prática, a proposta pedagógica do NEJ vai muito além do conteúdo tradicional. O foco está no desenvolvimento de competências essenciais como autonomia, liderança, pensamento crítico e colaboração. Isto é, os alunos são incentivados a colocar a “mão na massa” por meio de ferramentas como a Empresa Simulada, o Projeto Vitrine e o sistema de Tutoria. As iniciativas integram teoria e prática durante toda a jornada escolar.

O impacto na vida dos alunos já é notável, como relatam as estudantes. “Estamos estudando sobre matemática financeira, contabilidade e criatividade. É muito interessante porque o curso abrange diversas áreas, e a gente aprende de uma forma diferente.”, diz a aluna Rosana Laís, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Major Alcides.

Emanuely Larissa, também da mesma série, se diz entusiasmada com a possibilidade de sair do ensino médio com qualificação profissional. “Me sinto muito honrada de o Sebrae ter nos proporcionado isso. Vou sair do terceiro ano já com uma formação técnica em administração, uma área que me interessa muito. É uma grande oportunidade para mim e para a minha escola”, compartilha.

O projeto, que integra o currículo escolar aos valores e vivências do cotidiano, está alinhado aos quatro pilares da educação da UNESCO. Dessa forma, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da ONU, que propõe garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

De acordo com a coordenadora do NEJ em Roraima, Eliene Araújo, traduziu o sentimento de toda a equipe. “O sentimento é de realização completa, pois o Sebrae passa a atuar ativamente na educação básica. Aliados às escolas e às secretarias, temos uma força maior para chegar onde precisamos. De fato, queremos ampliar esse atendimento e melhorar a qualificação profissional para os jovens da rede pública.”, conclui.

Fonte: Da Redação

Beatriz Prill

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

4 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago