Por meio do programa Escolas Conectadas, o Governo Federal vai levar internet de qualidade a 574 unidades de ensino em Roraima até 2026. Ou seja, 69% das 831 escolas públicas de educação básica no estado.
Atualmente, Roraima já conta com 257 colégios com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. Assim, o outro desafio é garantir conexão por Wi-Fi, o que vai envolver 622 instituições de ensino públicas roraimenses.
Numa parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom), o Escolas Conectadas vai promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas do país. O investimento é de R$ 8,8 bilhões.
“A educação das nossas crianças e jovens não pode esperar. Temos que ter um trabalho imenso para recuperar a capacidade dessas crianças voltarem a aprender. Com internet de qualidade em todas as escolas, o filho do pobre terá a mesma qualidade de ensino que o filho do rico”, disse o o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Do mesmo modo, a intenção é garantir que esse acesso seja de qualidade e verificado. A meta é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Em Roraima, são cerca de 160,8 mil matrículas na educação básica.
Conforme o Governo Federal, Roraima estado tem 15 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 75 com velocidade monitorada (no entanto, com qualidade insuficiente) e 741 sem qualquer tipo de monitoramento.
Além disso, para as escolas que não possuem acesso a energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil (249 unidades escolares no estado), será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos.
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é dividida em quatro eixos: implantar infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade; garantir acesso à internet com velocidade adequada; instalação de redes Wi-Fi nas escolas; e fornecimento de energia elétrica.
Nesse sentido, o Nordeste é a região com a maior quantidade de escolas que passarão a ter internet de qualidade, totalizando 49.953 instituições. Em seguida está o Sudeste, com 40.365 escolas; o Norte, com 20.366; o Sul, com 19.826 unidades de educação; e o Centro-Oeste, com 7.845 instituições.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido