Aluna da rede municipal/Foto: Divulgação PMBV
Cerca de 56 escolas de Boa Vista participaram da avaliação diagnóstica. A proposta é trazer uma amostragem no processo de evolução na alfabetização da Língua Portuguesa.
A prova foi aplicada para 18.100 alunos de 56 escolas da rede municipal. O teste foi feito também nas áreas urbana, rural e indígena.
Assim, são duas avaliações de Língua Portuguesa. Uma com foco na leitura e compreensão textual e outra com foco nas habilidades de escrita.
Do mesmo modo, a coordenadora do projeto BV Alfaletrar, Leidymar Matias, que acompanha a avaliação dos alunos nas escolas da capital, o principal foco é saber se eles consolidaram a alfabetização no processo de aprendizagem, após o período de pandemia.
“Viemos de um período pós-pandemia e tivemos dois anos de fragilidade na área da educação. E com essa avaliação diagnóstica vamos analisar o que houve de fragilidade nesses dois anos e o que os alunos conseguiram consolidar no processo de aprendizagem, para ver o que precisa ser superado”,
Conforme a coordenadora, a rede municipal trabalha com o Plano Municipal de Educação, e busca atingir as metas 5 e 9 com foco no processo de alfabetização dos alunos até o 3ºano do Ensino Fundamental nas escolas de Boa Vista. O resultado da avaliação, está previsto para o final do mês de dezembro.
Contudo, os alunos da Escola Municipal Nova Canaã, também participaram da avaliação. E de acordo com a gestora da unidade, Vera Lúcya, dos 888 alunos matriculados, cerca de 580 fizeram a prova.
“Toda a rede de ensino trabalhou em cima desse diagnóstico, com um planejamento focado nesse déficit de aprendizagem”, afirmou.
Fonte: Da Redação
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