A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) deu início nesta terça-feira (25), à 7ª edição do Festival de Xadrez Escolar. O evento conta com a participação de 77 alunos de 39 unidades da capital, do campo e de área indígena. As competições seguem até quarta-feira (26), no auditório da Escola Municipal Naraney.
O festival, direcionado para alunos do 3° e 5° ano, faz parte do calendário escolar de Boa Vista. O objetivo é incentivar práticas que potencializam o envolvimento do aluno em contextos de lazer, contribuindo para sociabilidade e saúde mental.
“O Xadrez pode ajudar no desenvolvimento integral das crianças, na questão de raciocínio lógico, concentração e no desenvolvimento de outras habilidades. É algo que eles levarão consigo para o resto da vida. Além de ser uma forma da prefeitura promover uma educação de qualidade, integração e desenvolvimento infantil”, disse Maria Consuêlo Sales, secretária de Educação e Cultura.
O Professor Admilson Costa, gerente de Educação Física, compartilhou a importância da introdução da prática do esporte nas escolas. “O xadrez exige que a criança utilize estratégias, o que reflete no comportamento e na qualidade de suas notas, ajudando os alunos a se tornarem mais focados, não apenas durante o jogo, mas também em suas atividades escolares e no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas”, explicou.
O pequeno João Pedro da Silva, 9 anos, aluno da Escola Municipal Aquilino Da Mota Duarte participou pela primeira vez da competição. Ele comentou ser bastante influenciado pelos seus pais e professores. Hoje, apesar de empolgado para competir, acabou perdendo a primeira rodada devido ao nervosismo, mas segue confiante para a próxima.
“Eu gosto de xadrez e aprender era um sonho. A minha professora de educação física me ensinou e incentivou para que eu estivesse aqui. Xadrez passou a ser meu jogo de tabuleiro favorito. Apesar de ter perdido, estou confiante que na próxima rodada eu irei ganhar, caso não, tentarei novamente no próximo ano”, disse.
Já a pequena Helloiza Sybelle, aluna da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, teve um pouco mais de sorte que João e ganhou em sua rodada. “Eu gosto de jogar xadrez porque ele me estimula a pensar mais, me sinto mais inteligente ao jogar. Fiquei muito contente com a minha vitória, treinei bastante para conseguir conquistar isso e espero ir para as finais”, falou.
O encerramento do evento será nesta quarta-feira (26), no auditório da Escola Municipal Nara Ney de Araújo Santana. Todos os alunos participantes receberão medalhas e os classificados em 1° ao 5° lugar serão contemplados com troféu.
Fonte: Da Redação
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…
Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…