Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira, 18, a inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) voltado a vagas no segundo semestre deste ano. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59, no horário de Brasília. A inscrição é gratuita.
Desde 2001, o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 na segunda metade do ano.
Os candidatos a obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:
O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024 pelo MEC. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ─ R$ 759.
A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo do Fies é conforme as notas no Enem. Ou seja, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Os candidatos que não concluíram o ensino superior ou então que não tem benefícios pelo financiamento estudantil terão prioridade.
É vedada a concessão de novo financiamento do Fies a candidatos que não tenham quitado o financiamento anterior pelo Fies. Ou então que se encontrem por exemplo, em período de utilização do financiamento.
O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única terá divulgação no dia 29 de julho. De acordo com o Governo Federal, estudantes, precisam acessar o Fies Seleção para comprovar as informações. Além disso, é importante complementar a inscrição do dia 30 de julho a 1º de agosto.
Por fim, os estudantes que não tiveram a pré-seleção, estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital”, alerta o MEC.
Fonte: Agência Brasil
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…
Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor