Educação

Gestor de escola indígena do Manoá é reconduzido ao cargo após protesto de lideranças

O gestor da Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, na comunidade Manoá, em Bonfim, foi reconduzido ao cargo. A nomeação do professor está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de abril.

O governador Antonio Denarium (PP) demitiu o gestor depois que pais denunciaram a falta de estrutura da escola.

Conforme denunciado ao Roraima em Tempo, os alunos estudam de forma improvisada em um barracão da comunidade. Os estudantes são do EJA e deveriam ter aulas a noite. No entanto, a unidade não tem iluminação.

Por conta disso, eles estavam estudando durante o dia no barracão. Mas com a chegada do inverno, a água da chuva invade o local que está com o telhado comprometido. O que torna ainda mais difícil o aprendizado da turma.

Após a denúncia na imprensa, o governador demitiu o gestor da escola. No entanto, pais de alunos, bem como moradores da comunidade se revoltaram e protestaram contra a decisão.

Demissão de gestor motivou cartas de repúdio

Desse modo, uma carta foi escrita e assinada por pais e moradores da comunidade. Eles discriminaram a demissão do gestor como assédio moral e intimidação.

“Entendemos que tal atitude se configura como assédio moral e intimidação ao servidor. Também possui caráter político, uma vez que nossa escola passa realmente pela situação exposta na mídia”, diz a carta.

Além disso, tuxauas de 20 comunidades próximas emitiram uma carta de repúdio. Eles disseram que a exoneração se tratava de um desrespeito aos direitos indígenas. Conforme eles, a autonomia de escolha de seus gestores foi uma conquista dos povos.

“[…] nossas conquistas e duras lutas… Qual uma delas é o processo de escolha de nossos gestores escolares. Entretanto, somos verdadeiros em mostrar as reais necessidades que enfrentamos na educação escolar indígena”, diz um trecho do documento.

Eles pediram ainda para a Secretaria de Educação “rever o autoritarismo”. E sugeriu ainda a presença da secretária Leila Perussolo à região para um diálogo aberto com as comunidades da Serra da Lua.

Depois disso, no dia 23 de março, a secretária foi até à comunidade e se reuniu com os indígenas. Na ocasião, ela se comprometeu em nomear o gestor de volta. Além disso, ela também afirmou que iria providenciar a reforma da escola.

Seed

Em nota, a Seed afirmou que a recondução do professor Alan Douglas se deu em razão dos acordos firmados durante assembleia realizada na comunidade no dia 22 de março, com a presença da secretária Leila Perussolo, do Tuxaua José Rodrigo, professores e servidores da escola e membros da comunidade.

Na assembleia, a titular da Pasta aceitou a recondução do professor à gestão da escola mediante o cumprimento de alguns compromissos. Entre eles a regularização da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Projeto Pedagógico, sem o qual todos os atos da instituição de ensino são irregulares, cumprimento das orientações pedagógicas e administrativas em que os cargos comissionados de gestão de unidade de ensino ficam subordinados e, mediante o envio imediato da Ata da reunião, com os compromissos estabelecidos e devidamente assinada pelos representantes da comunidade.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

42 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

16 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

17 horas ago