Educação

Governo de Roraima abre nova licitação para contratar ‘escolas de lona’ por R$ 8,2 milhões

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) abriu licitação para contratar uma empresa para fornecimento de estruturas no formato de “salas de aulas móveis”. A reportagem teve acesso ao edital nesta quarta-feira (8).

Conforme o documento, a justificativa para contratação das estruturas é a necessidade de ampliação da oferta de vagas na rede estadual de ensino. “A demanda por vagas nas escolas públicas tem crescido de forma expressiva, e a capacidade instalada das escolas existentes já não é suficiente para atender a todos os alunos matriculados”, destacou o documento.

O contrato terá vigência de um ano. A empresa vencedora da licitação deve disponibilizar 100 estruturas de salas de aula móveis com capacidade para 35 alunos cada. Veja a planta abaixo:

‘Escolas de lona’

Em maio deste ano, o Governo do Estado contratou, por R$ 1,3 milhão, uma empresa para montar “escolas de lona” em sete escolas de Boa Vista, Pacaraima, Normandia e Rorainópolis.

O contrato tem prazo de seis meses, ou seja, deve expirar ainda este mês. Nesse ínterim, as estruturas foram alvos de denúncias de pais e alunos.

Em agosto, a estrutura improvisada da Escola Estadual 1º de Maio, em Rorainópolis, ficou danificada após uma chuva. Além disso, as salas ficaram alagadas. Por isso, a gestão da unidade teve que suspender as aulas para manutenção.

Em setembro, os forros de uma sala de aula improvisada da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, em São João da Baliza, foram levados pelo vento. O pai de um aluno enviou imagens à reportagem que mostraram a situação.

Forros de sala de aula – Foto: Arquivo pessoal

O que diz o governo

O Roraima em Tempo procurou a Secretaria de Educação para questionar se a pasta está tomando outras medidas, além do aluguel de salas de aula, para ampliar a oferta de vagas nas escolas. Por meio de nota, a Seed afirmou que, até o momento, o Governo já reinaugurou 49 escolas, revitalizadas ou reformadas ,e outras 35 estão com obras em andamento.

Além disso, a secretaria afirmou que já está na programação do Estado a construção de 100 escolas, sendo 800 em comunidades indígenas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

3 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

6 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

7 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

7 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

7 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

9 horas ago