O governo de Roraima incluiu duas escolas não militarizadas no sistema de sorteio por vagas para o ano letivo de 2022. A medida é tradição em colégios militarizados, mas foge à proposta de fila de matrículas comum na rede de ensino pública.
As escolas Lobo D’Almada e Euclides da Cunha, ambas localizadas no Centro da capital, foram as unidades definidas para garantir vagas por sorteio. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) vê a medida como “discriminatória”.
Conforme a presidente do Sinter, Josefa Matos, reafirmou que as escolas estaduais sempre tiveram as matrículas feitas através de espera em fila. Ela afirmou também que a medida prioriza duas escolas, enquanto desvaloriza todo o restante. Afirmou, ainda, que o Sinter não sabia da medida.
“Enquanto Sinter, vemos como se fosse uma discriminação. Por que só com estas duas escolas? Temos várias escolas estaduais. Dizer que a procura é grande não justifica porque como já disse, há várias escolas. Essas duas são melhores que as outras?”, questionou Matos.
No ano passado, conforme o governo, os sorteios de vagas ocorreram para as escolas Lobo D’Almada, Euclides da Cunha e São José.
Procurado, o governo disse que não se trata de “discriminação”, mas que é um “processo democrático” para atender a preferência dos estudantes pelas duas escolas. Já que ambas “não possuem vagas suficientes em função da capacidade física” para atender a alta demanda.
“Sendo assim, o sorteio é uma forma de democratizar o acesso especificamente em instituições que apresentam muita procura por vagas. Nas demais escolas da rede estadual de ensino não há necessidade de sorteio pois o fluxo da oferta e procura por vagas segue normal”, diz trecho da nota.
A Secretaria de Educação (Seed) também afirmou que respeita a preferência dos responsáveis. No entanto, também afirmou que com 15 mil vagas em Boa vista, a rede estadual tem “vagas suficientes para atender todos os estudantes”.
Dessa forma quem não conseguiu uma vaga por sorteio “deve ser matriculado, preferencialmente, em escolas próximas de suas residências”, diz trecho de nota
Em 30 de dezembro, o Estado anunciou a oferta de 110 vagas para o ingresso no 6° ano da Escola Euclides da Cunha e 210 vagas para a 1ª série do Ensino Médio na Escola Lobo D’Almada.
Conforme comunicado do próprio governo, as inscrições para o sorteio seguiram até o dia 04 e no dia 06, o sorteio foi realizado no auditório da Universidade Virtual de Roraima (Univirr).
Na Rede Municipal, os pais devem fazer a matrícula pelo sistema de call center, no número 0800-280-3536. As vagas são ofertadas para para o fundamental do 1º ao 5º ano. A Central de Tele Matrículas funciona de segunda à domingo, das 7h às 19h.
Entre esta segunda-feira (10) e este sábado (15), pais ou responsáveis podem solicitar novas vagas para 1º e 2º ano fundamental. Enquanto entre os dias 17 e 22, as matrículas são especificamente para alunos do 3º ao 5º ano.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21