Educação

Governo exonera gestor após denúncia de condições precárias em escola de Bonfim

O Governo de Roraima exonerou, nessa quinta-feira (9), o gestor da Escola Estadual Nossa Senhora da Consolata, da comunidade Manoá, em Bonfim. A exoneração ocorre após denúncia de pais de alunos sobre condições precárias da unidade. Por falta de reforma, as aulas estavam sendo realizadas em um barracão.

Conforme o ex-gestor, depois da denúncia, a secretária de educação pediu que ele revelasse quem era o professor responsável pela filmagem da escola, senão seria exonerado. Contudo, a denúncia foi feita pela mãe de um dos estudantes.

“A Secretaria de Educação queria que eu dissesse ao contrário. Eu preferi ser exonerado, assim, sai de cabeça erguida e lutando pelo que nós todos almejamos: uma educação de qualidade”, disse.

Ao Roraima em Tempo, uma denunciante, que preferiu não se identificar, revelou que a secretaria de educação chegou a ameaçar de exoneração os demais servidores da escola.

“A senhora secretaria usa de seu poder para encobrir a real situação das escolas do interior, principalmente das comunidades indígenas”, avaliou.

Denúncia

Em um vídeo encaminhado à redação, a moradora mostrou que os estudantes enfrentavam dificuldades, mesmo no local improvisado. Com o início do período chuvoso, o telhado caiu e a água da chuva invade o barracão.

Na ocasião da denúncia, o governo afirmou que não autorizou a gestão da escola a dar aula no barracão e que iria adotar as providências. No entanto, a denunciante informou que esta foi “uma solução improvisada” e que o gestor é “querido por toda a comunidade e faz o trabalho a frente da escola há anos”.

“Não tem sala suficiente para todos, por isso tem alunos que estudam no barracão e até mesmo em baixo de um cajueiro. No período chuvoso molha dentro das salas, as salas não tem ventiladores, muitas vezes os alunos usam o banheiro na casa das vizinhas”, contou.

Por outro lado, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) acusou a Associação de Pais e Mestres de inadimplência, o que impede a escola de receber recursos para execução de diversos programas federais, incluindo recursos para pequenos reparos na estrutura física.

Além disso, informou que a escola será reformada. Conforme a Seed, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) está analisando o projeto.

Citado

Procurado, o governo disse que a exoneração do servidor é “um ato discricionário da administração pública e que cabe à gestão da Pasta”.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

14 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

15 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

16 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

17 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

18 horas ago