DivulgaçãoFoto José Cruz/Agência Brasil
O Governo Federal autorizou nesta sexta-feira (16) a realização de concursos para preencher 4.436 vagas em 20 ministérios. A liberação dos postos de trabalho vão está nas próximas horas em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as contratações deverão ter impacto de R$ 735 milhões por ano no Orçamento da União.
Além disso, a ministra disse que foram considerados para a liberação das vagas: tempo desde o último edital de concurso público; proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão.
Assim, o Governo levou em conta também, a proporção de aposentadorias nos próximos cinco anos em relação ao total de vagas ocupadas, além de perdas em relação à ocupação máxima; mudanças relevantes na estrutura do órgão ou ampliação de atribuições; efeitos imediatos dos serviços para a população; efeitos sobre as políticas prioritárias do governo e visão de futuro.
Logo, essas não são as primeiras vagas autorizadas pelo governo atual. Portanto, nos últimos meses, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos havia dado sinal verde para recompor o quadro de órgãos que estavam em situação crítica de falta de funcionários. Então, das 4.436 vagas a serem abertas, existem quatro concursos autorizados para repor 9.585 postos. Dessa forma, os editais serão publicados nos próximos seis meses.
Além disso, existem vagas autorizadas desde 2020. Cujos concursos estão em andamento, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por fim, na última segunda-feira (12), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos publicou a nomeação de mil técnicos do Seguro Social.
Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…
Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…
Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…
Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022
Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas
Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma