Educação

Governo Federal lança sistema unificado para integrar dados sobre infância e adolescência

O Governo Federal por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania instituiu o Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência). A nova plataforma unificada tem como objetivo consolidar os dados, aperfeiçoar o atendimento e fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

O Sipia passa a integrar três módulos: o Sipia-CT (Conselho Tutelar), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). A proposta é permitir a coleta, cruzamento e análise de informações, padronizando o registro de atendimentos e encaminhamentos em casos de violação de direitos.

Segundo o texto da portaria publicada nesta quarta-feira, 16, o sistema servirá como ferramenta de gestão e monitoramento de políticas públicas, além de subsidiar gestores, conselhos e operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Entre os objetivos, estão a integração de redes e sistemas de dados, o registro de medidas de proteção e a produção de relatórios e indicadores. Dessa forma, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente será responsável pela gestão do Sipia. Incluindo a autorização de usuários, capacitação de profissionais, suporte técnico e formalização de parcerias para o uso da ferramenta.

Os módulos

Cada módulo terá áreas específicas de acesso, com níveis de sigilo definidos. O Sipia-CT, por exemplo, será por conselheiros tutelares e outros profissionais da rede de proteção. Enquanto o Sinase registrará dados de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Já o PPCAAM terá áreas restritas para o monitoramento de casos de crianças e adolescentes ameaçados de morte, sem qualquer disponibilização pública de dados. A medida entra em vigor imediatamente e, conforme a portaria, não implicará em aumento de despesas, sendo custeada com recursos já previstos no orçamento federal. O uso do sistema será gratuito e vedado para fins comerciais ou financeiros.

Portal R7

Polyana Girardi

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

6 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

10 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

10 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

11 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

12 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

13 horas ago