Educação

Governo Federal lança sistema unificado para integrar dados sobre infância e adolescência

O Governo Federal por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania instituiu o Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência). A nova plataforma unificada tem como objetivo consolidar os dados, aperfeiçoar o atendimento e fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

O Sipia passa a integrar três módulos: o Sipia-CT (Conselho Tutelar), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). A proposta é permitir a coleta, cruzamento e análise de informações, padronizando o registro de atendimentos e encaminhamentos em casos de violação de direitos.

Segundo o texto da portaria publicada nesta quarta-feira, 16, o sistema servirá como ferramenta de gestão e monitoramento de políticas públicas, além de subsidiar gestores, conselhos e operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Entre os objetivos, estão a integração de redes e sistemas de dados, o registro de medidas de proteção e a produção de relatórios e indicadores. Dessa forma, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente será responsável pela gestão do Sipia. Incluindo a autorização de usuários, capacitação de profissionais, suporte técnico e formalização de parcerias para o uso da ferramenta.

Os módulos

Cada módulo terá áreas específicas de acesso, com níveis de sigilo definidos. O Sipia-CT, por exemplo, será por conselheiros tutelares e outros profissionais da rede de proteção. Enquanto o Sinase registrará dados de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Já o PPCAAM terá áreas restritas para o monitoramento de casos de crianças e adolescentes ameaçados de morte, sem qualquer disponibilização pública de dados. A medida entra em vigor imediatamente e, conforme a portaria, não implicará em aumento de despesas, sendo custeada com recursos já previstos no orçamento federal. O uso do sistema será gratuito e vedado para fins comerciais ou financeiros.

Portal R7

Polyana Girardi

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

11 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

12 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

13 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

14 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

15 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

15 horas ago