Educação

IFRR: campus Boa Vista oferta 40 vagas para curso de língua portuguesa para estrangeiros

Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) está com inscrições abertas até esta sexta-feira (10), para o curso Língua Portuguesa para Estrangeiros. Estão disponíveis 40 vagas.

Os interessados devem realizar as inscrições de forma presencial. Basta ir até a Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, na Avenida Glaycon de Paiva, 2696, Bairro Pricumã. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de residência e foto 3×4.

Ministrado pelo professor Alex Rezende Heleno, com auxílio de quatro acadêmicos de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola na modalidade EAD, o curso ocorrerá no período de 7 de março a 29 de junho, com aulas duas vezes por semana, das 19h às 21h.

O objetivo da formação é proporcionar ao imigrante condições de se expressar autonomamente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa. E, dessa forma, atingir um nível de competência comunicativa que possibilite sua real integração social, cultural e profissional.

‘Inclusão’

Para o professor Heleno, o desenvolvimento da ação é bastante significativo e gratificante, pois objetiva a inclusão social. Assim, promovendo a equidade, em especial, para a população de estrangeiros em Roraima.

“Essa ação trará benefícios significativos, no âmbito educacional e profissional, para os estrangeiros e para os acadêmicos do CBV, pois todos terão resultados que poderão contribuir para suas atuações no mundo do trabalho”, disse.

Curso de português para estrangeiros

A Direx realiza cursos de português para estrangeiros desde 2017, por meio do projeto IF Acolhe. Entre outros objetivos, a iniciativa visa implementar ações inclusivas com foco em oportunidades educacionais e profissionais para pessoas da comunidade em geral.

“Nossas ações são direcionadas a todos, sem distinção, independentemente da condição econômica, política, cultural e social. Essa atuação, que envolve nossa responsabilidade social diante da demanda da sociedade que vive em Roraima, proporciona ao estrangeiro uma melhor qualidade de vida, já que, além de melhorar sua comunicação no Brasil, propicia conhecimento da cultura do nosso país, podendo contribuir para a conquista do processo da empregabilidade, da naturalização e da interiorização, entre outros fatores que impactam a vida de quem vive fora de seu país”, explicou a diretora Marilda Vinhote.

Ainda de acordo com a proposta do curso, o programa promove a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pois integra a comunidade interna e externa do IFRR e caracteriza-se como ação que impulsiona o crescimento individual e coletivo de um grupo para a transformação social do meio em que vive.

“Nessa ação, servidores e acadêmicos irão socializar informações sistematizadas, advindas do processo do ensino e da pesquisa, resultando nas transformações de suas realidades sociais. A Direx do CBV, por meio de seus servidores, sente-se prestigiada nesse atendimento, uma vez que demonstra, pela grande procura, que a sociedade em geral reconhece o trabalho do IF Roraima e o qualifica como instituição de excelência para a formação acadêmica e profissional no mundo do trabalho tão competitivo”, comentou Marilda.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

Jovens que cumprem medidas socioeducativas em RR confeccionam pinheiros de Natal com materiais reciclados em oficinas

Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano

2 horas ago

‘Não há desabastecimento de vacinas no Brasil’, reforça ministra da Saúde

Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…

4 horas ago

Roraimense alcança 1º lugar na categoria infantil do Miss Brasil Beleza Brasileira 2024

Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…

5 horas ago

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro

6 horas ago

Mãe processa Estado por morte de bebê na Maternidade de Roraima e pede indenização de R$ 500 mil por danos morais

Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…

6 horas ago