O Instituto Federal de Roraima (IFRR) lançou a mini cartilha para combater o racismo indígena no estado.
Conforme a instituição a cartilha intitulada de Antirracismo Indígena está disponível para o público. Objetivo é promover o respeito aos povos originários, por meio da linguagem. O foco é combater expressões racistas ou pejorativas ouvidas, constantemente por indígenas.
Conforme o pesquisador e coordenador Campus Boa Vista Zona Oeste, Marcos Marcos Oliveira, a proposta inicial, junto com o estudante bolsista indígena do CAM (Campus Amajari), Renato Gabriel Francisco, foi investigar a existência de racismo com os povos indígenas.
Em particular, com os e as estudantes dos campi Amajari e Boa Vista Zona Oeste, e a partir das primeiras etapas de execução do projeto, já foi possível produzir o material, criado no sentido de ajudar estudantes indígenas e não indígenas a lidarem com o racismo no IFRR, ampliando assim, esses conhecimentos para população em geral.
“Gostaríamos de disponibilizar esse material para todos e todas que quiserem conhecer. Esperamos que de alguma maneira possamos contribuir para uma relação mais igualitária na nossa comunidade acadêmica e para a promoção de uma instituição antirracista”, ressaltou Oliveira.
Contudo, a finalização do projeto vai ocorrer nesse ano. A última etapa, vai contar com a aplicação de um questionário a estudantes indígenas dos dois campi envolvidos na pesquisa.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido