Educação

IFRR publica edital para solicitação de certificação do Encceja

Candidatos que realizaram e obtiveram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (o Encceja), referente ao ano de 2023, já podem solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência. A publicação do edital ocorreu no último dia 29, e está disponível no link.

A certificação com base nos resultados do Encceja é para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade regular. Conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Além disso, a declaração parcial de proficiência é uma certificação parcial, que prova que o participante conseguiu atingir a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja, que correspondem ao atual ensino médio.

Do mesmo modo, o exame atende também pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, ou que estão fora do sistema escolar. Dessa forma, para realizar a solicitação, o candidato deverá seguir o passo a passo disponível no link.

O candidato deve ter selecionado o IFRR como unidade certificadora durante a inscrição no exame. No IFRR, as unidades certificadoras são: Campus Avançado Bonfim (CAB), Campus Boa Vista (CBV), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Campus Novo Paraíso (CNP).

Encceja

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é quem fica responsável pela realização do exame, que acontece desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Por fim, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos Institutos Federais. Esses órgãos e instituições que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

28 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

4 horas ago