Educação

Inep publica edital com regras para o Enem 2023

O edital com cronograma e regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível. O certame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições ficam abertas do dia 5 a 16 de junho.

Além de apresentar datas e horários dos exames, o Edital nº 30 detalha os documentos necessários, bem como as obrigações do participante. Incluindo situações em que o candidato poderá ser eliminado. A taxa de inscrição é R$ 85. O interessado pode pagar até o dia 21 de junho.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas. Além de procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso, bem como orientações sobre horário e local do exame.

Horários

A abertura dos portões de acesso ocorrerá às 12h e o fechamento às 13h. Dessa forma, a aplicação das provas começa às 13h30. O término será às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo. Estão previstas exceções de horário em casos específicos, no caso de participantes com solicitação de tempo adicional aprovada, ou com pedido de recurso de vídeo para a prova em Libras.

Os interessados podem então realizar as inscrições na Página do Participante, no portal do Inep, onde outros acessos indicam cronograma, tutoriais e orientações, além de uma área com as dúvidas mais frequentes dos candidatos. O texto detalha como ocorrerá a reaplicação do teste e as situações em que poderá fazer, como problemas logísticos, bem como doenças infectocontagiosas, por exemplo.

Os gabaritos das provas objetivas serao publicados no dia 24 de novembro no Portal do Inep. Já os resultados individuais serao divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Covid-19

Apesar de o país não estar mais em situação de emergência sanitária devido à pandemia, o instituto informa que será necessária a utilização de máscara de proteção à covid-19, “nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado seja obrigatório por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar”.

As notas do exame sao usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

PM é flagrado em carro usado em assassinato na capital de Roraima

José Roberto Souza foi morto na última sexta-feira (10). Carro usado no crime foi abordado…

24 minutos ago

Entrega de kits para corridas da DPE de Roraima ocorre nos dias 16 e 17 de maio

'Corridinha Kids' acontece no dia 18 de maio, enquanto a corrida de rua para adultos…

2 horas ago

Faltam 5 dias para a Semana do MEI 2024 em RR; confira a programação

Gratuito, evento de 20 a 25 de maio terá atividades, networking, palestras, cursos, conteúdos, além…

3 horas ago

Servidores da saúde ameaçam entrar em greve se Governo não pagar terceira parcela do PCCR

Representantes dos sindicatos da área da saúde procuraram ajuda dos deputados após cinco meses de…

3 horas ago

Ministério Público: provas para seletivo de estágio em Direito acontece neste domingo (19)

Certame acontece das 09h às 13h. Portões abrem as 08h

4 horas ago

Ministério do Meio Ambiente e de Minas e Energia dão aval para exploração de petróleo em Roraima

Deputado federal Gabriel Mota vai apresentar requerimento nesta quarta-feira (15) para tratar sobre o assunto…

4 horas ago