Seis integrantes da Orquestra Jovem do Sesc Roraima participam da 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música. O evento iniciou nesta segunda-feira (15), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e segue até o dia 26.
Os artistas irão aprimorar suas técnicas de viola, violino e violoncelo, e se juntam com músicos da entidade de outros estados, assim como as Orquestras Municipal e do Areal, integrando o Núcleo Social do evento, que é um dos maiores de música de concerto da América Latina.
No dia 24, às 20h30, o grupo subirá no palco do Theatro Guarany, um símbolo cultural da cidade gaúcha, como Orquestra Jovem Sesc Brasil. A regência é do professor Geovane Marquetti.
Além dos seis integrantes selecionados, uma estudante também ganhou uma bolsa para o curso de fagote. Dessa forma, ela terá aula com o italiano Giorgio Mandolesi, primeiro fagote solista da Orquestra de Paris. Giorgio é também professor da Escola Superior de Música de Zurique (Suíça) e do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
Com direção artística do maestro Evandro Matté, a iniciativa conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades. Eles ficam responsáveis de compartilhar seus conhecimentos com cerca de 400 alunos de vários estados brasileiros e países da América do Sul.
Os estudantes poderão integrar a Banda e a Orquestra Sinfônica Acadêmica, com a oportunidade de participarem de espetáculos com a temática de música de cinema. Além disso, os alunos também se apresentam em solos nos recitais, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O 12º Festival Internacional Sesc de Música terá, ao todo, 63 apresentações gratuitas para a população. Nesse sentido, a programação inclui iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas.
Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica.
De acordo com o Sesc, alguns espetáculos terão transmissão ao vivo pelo site do evento, onde também está disponível a programação completa. Pessoas de outros estados que, porventura, forem prestigiar o Festival presencialmente, podem retirar seus ingressos para as apresentações no Theatro Guarany, antecipadamente pelo site.
Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.
No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra, assim como a prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Por outro lado, no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.
O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos.
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…