Educação

‘Laços Educativos’: projeto fortalece acolhimento de crianças migrantes em escolas municipais de Boa Vista

Com práticas pedagógicas inovadoras de alfabetização e letramento, dez escolas municipais de Boa Vista participam do projeto “Laços Educativos”, que promove acolhimento e impulsiona o aprendizado em unidades de ensino que atendem uma quantidade significativa de alunos migrantes, principalmente venezuelanos.

Na última semana, a iniciativa completou dois anos. A oficial de educação e proteção contra violências do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Danielle Aranha, afirmou que, em 2025, o projeto mirou em alinhar as práticas de sala de aula com a política federal, destacando o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além disso, segundo ela, a agência foi fundamental para estabelecer a política municipal de alfabetização.

“Enquanto em 2024 o foco foi no acolhimento, neste ano integramos de forma mais robusta e efetiva as práticas de alfabetização e o letramento”, explicou.

O bolsista Davi Gouveia, estudante do curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Roraima (UFRR), está participando pela primeira vez do projeto. Para ele, a experiência tem sido enriquecedora na sua formação. “Embora a barreira linguística tenha sido um grande desafio, a experiência é extremamente gratificante”, disse.

UNICEF/BRZ/Laís Muniz

Kevin Alejandro, estudante de letras da UFRR, também é bolsista do “Laços Educativos”. Ele, que é imigrante venezuelano, afirma que a iniciativa é importante para crianças que chegam ao Brasil sem conhecer o idioma.

“Nós, bolsistas, trabalhamos nas escolas como guias para orientar e ajudar essas crianças. Embora eu tenha precisado desse acolhimento no meu ensino médio e não o tive, sinto-me realizado em fazer por outras crianças o que não fizeram por mim”, destaca.

UNICEF/BRZ/Laís Muniz

Laços Educativos

O projeto Laços Educativos é uma realização do UNICEF, Prefeitura de Boa Vista e UFRR, com implementação do Instituto Pirilampos. Ele está presente em dez escolas municipais de Boa Vista, selecionadas por seu trabalho com práticas pedagógicas de alfabetização e letramento. Nessas unidades, que atendem uma significativa quantidade de alunos migrantes, professores têm enfrentado o desafio de alfabetizar turmas com crianças de diversas culturas e nacionalidades.

Em 2025, 30 estudantes da UFRR, dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais, participaram de atividades pedagógicas supervisionadas por professores de dez escolas municipais da capital. Dessa forma, cada grupo atuou em uma unidade, desenvolvendo e registrando suas experiências em relatórios mensais. Os documentos, posteriormente, serviram de base para reflexões e análises do projeto.

Até 1o de dezembro, foram mais de 1.000 atendimentos nas escolas. No total, foram 38 crianças e adolescentes indígenas, sendo 40 com algum tipo de deficiência e 52 moradoras dos abrigos da Operação Acolhida.

O projeto Laços Educativos conta com o apoio financeiro da União Europeia e da Espanha, por meio do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHO, na sigla em inglês) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Fonte: Da Redação

Tiago Côrtes

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

8 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

9 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

10 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

11 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

12 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

12 horas ago