Educação

Mais 700 migrantes concluem curso de português em Roraima

Mais de 700 migrantes concluíram o curso de língua portuguesa por meio do projeto ‘Ven, Tú Puedes!’ em Roraima.

Ao total, houve a emissão de 768 certificados do idioma no estado. A oportunidade traz aos migrantes e refugiados acesso a outros serviços sociais, além de facilitar a entrada no mercado de trabalho.

A Visão Mundial, organização que atua na resposta à crise migratória da Venezuela, por meio do projeto também abriu novas vagas durante janeiro para continuar o ensino do português.

Ao total, ocorreu a abertura de nove turmas. A capacidade é de 280 matrículas e a previsão de início das aulas é para a última semana desse mês.

Parte das aulas vão acontecer no Refúgio 343 e na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

Conforme explicado pela coordenadora do projeto em Roraima, Bárbara Gil, compreender e falar o português, traz a possibilidade do migrante acessar serviços básicos.

“Vivemos em um país que fala a língua portuguesa, e para conseguir acessar uma série de serviços, como de Saúde e Educação, seja para os filhos ou para os próprios adultos, é necessário que haja essa comunicação no idioma, já que muitos brasileiros também não compreendem o espanhol”, pontuou.

Ela disse ainda, que o novo curso terá foco em habilidades do dia a dia e com base nos níveis de conhecimento da língua.

“Ao mesmo tempo vamos trabalhar com formas mais lúdicas, como filmes e músicas, para trabalhar algo que não seja tão ‘gramática engessada’, pois as pessoas, às vezes, precisam se comunicar em situações do cotidiano, de maneira mais informal”.

O projeto

A atuação da Visão Mundial fez com que, em 2021, mais de mil migrantes concluíssem o curso de Língua Portuguesa nos 3 estados onde o projeto atua. Roraima representa a maior parcela, Já São Paulo vem em segundo com 196 concluintes e Manaus com 151 certificados.

Após a conclusão do curso, existe maior segurança de viver no Brasil. Por fim, o domínio do português traz possibilidade de melhor participação na sociedade.

Fonte: Visão Mundial

Polyana Girardi

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

38 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

47 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

58 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago