Mais de 700 migrantes concluíram o curso de língua portuguesa por meio do projeto ‘Ven, Tú Puedes!’ em Roraima.
Ao total, 768 certificados do idioma foram emitidos no estado. A oportunidade traz aos migrantes e refugiados acesso a outros serviços sociais, além de facilitar a entrada no mercado de trabalho.
A Visão Mundial, organização que atua na resposta à crise migratória da Venezuela, por meio do projeto também abriu novas vagas durante janeiro para continuar o ensino do português.
Ao total, nove turmas foram abertas. A capacidade é de 280 matrículas e a previsão de início das aulas é para a última semana desse mês.
Parte das aulas vão acontecer no Refúgio 343 e na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
Conforme explicado pela coordenadora do projeto em Roraima, Bárbara Gil, compreender e falar o português, traz a possibilidade do migrante acessar serviços básicos.
“Vivemos em um país que fala a língua portuguesa, e para conseguir acessar uma série de serviços, como de Saúde e Educação, seja para os filhos ou para os próprios adultos, é necessário que haja essa comunicação no idioma, já que muitos brasileiros também não compreendem o espanhol”, pontuou.
Ela disse ainda, que o novo curso terá foco em habilidades do dia a dia e com base nos níveis de conhecimento da língua.
“Ao mesmo tempo vamos trabalhar com formas mais lúdicas, como filmes e músicas, para trabalhar algo que não seja tão ‘gramática engessada’, pois as pessoas, às vezes, precisam se comunicar em situações do cotidiano, de maneira mais informal”.
A atuação da Visão Mundial fez com que, em 2021, mais de mil migrantes concluíssem o curso de Língua Portuguesa nos 3 estados onde o projeto atua. Roraima representa a maior parcela, Já São Paulo vem em segundo com 196 concluintes e Manaus com 151 certificados.
Após a conclusão do curso, existe maior segurança de viver no Brasil. O domínio do português traz possibilidade de ser inserido na sociedade.
Fonte: Visão Mundial
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…