Torneio Municipal de Robótica - Foto: Semuc/PMBV
Neste sábado (29) ocorreu a 7a edição do Torneio Municipal de Robótica, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) e contou com a participação de 117 alunos. A competição incentiva a exploração do universo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Ao todo, 56 equipes participaram da competição, dividida em duas arenas simultâneas. De acordo com o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart, além da democratização digital, as aulas estão voltadas para ajudar as crianças no desenvolvimento interpessoal, principalmente no trabalho em grupo.
“É o trabalho em equipe. Desde o início do curso essas crianças vão tendo desafios com os robôs para trabalharem em grupo. Aqui, os alunos aprendem a se comunicar e trabalhar em parceria. Durante as aulas, descobrem que errar faz parte do crescimento e que o importante é tentar quantas vezes forem necessárias até conseguir”, disse.
Durante o torneio, os alunos completaram seis missões com os robôs, dentro do tempo estabelecido. Conforme Murilo Sales, de 12 anos, que garantiu o 1o lugar com o parceiro de equipe, Rodrigo Ariel, o sentimento é de felicidade. “Eu tinha certeza que a gente ganharia e estou muito feliz. A gente se empenhou durante as aulas”, disse.
Todos os alunos que participaram do torneio receberam medalha de premiação e os três primeiros lugares conquistaram troféus. Além disso, as famílias dos alunos estavam na plateia assistindo a competição.
“É um curso tão importante, pois desperta em cada um dos alunos, a dinâmica do trabalho em equipe. A prefeitura disponibilizando essa oportunidade faz com que as nossas crianças possam estar incluídas no futuro. E claro, estou muito orgulhoso do meu filho, por ele ter conquistado o primeiro lugar”, destacou Márcio Sales, pai do 1º colocado no torneio.
O torneio marca o encerramento do Curso de Robótica Educacional, ofertado no CCTI desde 2016. Ao longo dos últimos anos, mais de mil alunos, com idade entre 9 e 14 anos, participaram da formação. Atualmente, 23 alunos integram a equipe “I Robot”, grupo de elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante o curso, as crianças aprendem raciocínio lógico, estratégias, matemática e programação. Os alunos conhecem o kit LEGO EV3 da Mindstorms, incluindo todos os sensores. Por fim, cada equipe construiu um robô educacional para resolver missões no tapete e aprenderem sobre programação de blocos.
Fonte: Da Redação
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…