Aplicação das provas do SAEB vai acontecer até o dia 17 de novembro em Boa Vista - Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV
A aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) teve início nesta segunda-feira (23), em todo o país. Em Boa Vista, cerca de 6.617 alunos do 5º ano e turmas selecionadas do 2º ano participam do exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O Ministério da Educação avalia, a cada dois anos, crianças das unidades de ensino urbanas, rurais e indígenas. Conforme a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, esse período é importante, pois as provas apontarão o nível de aprendizagem dos alunos.
“É o primeiro Saeb depois da pandemia, valendo de fato, uma vez que em 2021, as avaliações foram feitas, mas os resultados foram desconsiderados em todo o país. A prefeitura investiu na contratação de professores para o programa ‘BV Alfaletrar’, pensando justamente no nivelamento e na aprendizagem dessas crianças”, disse.
Para que o Governo Federal tenha subsídios para um diagnóstico preciso sobre a qualidade da educação básica no país, as provas acontecem de maneira escalonada. No caso de Boa Vista, a aplicação vai acontecer até o dia 17 de novembro.
De acordo com a gestora da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, Sueli Vieira, em caso de frequência inferior a 80% de comparecimento, o Inep desclassifica a escola.
“Nosso índice está bom, em 6.4. Queremos ir além da média atual nesta edição do Saeb deste ano. A Educação Municipal está comprometida no comparecimento dos alunos para fazer a avaliação e que não tenha abstenções. Para isso, trabalhamos a importância da frequência com as famílias”, contou.
Fonte: Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás