O desempenho de meninas na disciplina de matemática matriculadas na educação básica, cresceu e diminuiu a diferença que existia em relação aos meninos.
A desigualdade reduziu nos últimos 20 anos, mesmo em países mais pobres e, em alguns locais, as meninas superaram os meninos nesta área, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgado nesta semana.
O estudo analisou as diferenças de gênero em 120 países, incluindo o Brasil. O documento de gênero anual da Unesco analisou então, dados do ensino fundamental e médio, tanto de desempenho, quanto de permanência na escola.
Em relação à Matemática, os dados indicam assim que os meninos têm um desempenho melhor do que as meninas, nos primeiros anos do ensino fundamental, mas essa diferença de gênero desaparece ao longo do percurso escolar.
“Nos últimos 20 anos, avanços gigantescos foram então feitos na educação de meninas e mulheres. Hoje, praticamente tanto meninas quanto meninos podem ter acesso à aprendizagem e completar os estudos – a diferença entre os gêneros é agora inferior a 1%”, afirmou, no relatório, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.
Por fim, para a Unesco, o combate às desigualdades de gênero deve ser feito considerando os diversos dados disponíveis e envolvendo diversos atores sociais, como políticos, pais, comunidades, empresas e líderes religiosos.
“A reforma da igualdade de gênero na educação não pode ser feita apenas pelo governo sozinho, ela requer a atenção de todos os atores”, destaca a organização.
Fonte: Agência Mais Brasil
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