Educação

MEC abre 1,25 milhão de vagas em curso de educação inclusiva

O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 1,25 milhão de vagas para curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva para formação de professores.

A partir desta segunda-feira (21), os docentes interessados poderão fazer a inscrição para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai divulgar a lista das entidades.

O curso online é voltado a educadores que atuam em sala de aula de educação básica, para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.

Ao fim do curso, os educadores vão desenvolver trabalhos pedagógicos para a melhoria da educação especial na perspectiva inclusiva para atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Censo Escolar 2023 aponta que 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública.

Formação

O início das aulas do curso de educação inclusiva está previsto para março de 2025 e a formação terá carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) será responsável pelo curso, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Após a inscrição no site de uma das 50 instituições de ensino superior participantes, o curso será ofertado na modalidade à distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A plataforma de ensino virtual tem o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de cursos no país.

A formação elaborada por especialistas será composta por quatro módulos:

  • direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
  • desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
  • currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
  • e práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

De acordo com o MEC, cada módulo terá leitura de material didático e atividades interativas mediadas pelos tutores. Além de casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias usadas.

As avaliações dos participantes do curso observarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

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