Educação

MEC divulga resultado da lista de espera do Fies 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) a lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. A pasta utiliza a relação para preencher as vagas eventualmente não ocupadas em instituições privadas de ensino superior.

texto do edital que estabeleceu o cronograma e os procedimentos relativos ao processo seletivo, a eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.

Os candidatos cujo o nome consta na lista de espera deverão acessar a página do programa no endereço eletrônico. Em seguida, devem complementar a inscrição para contratar o financiamento, no período de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da pré-seleção. Para isso, basta acessar a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Além disso, é por meio da mesma página que os candidatos também deverão acompanhar o resultado do processo.

A inclusão do nome do candidato na lista de espera assegura apenas a expectativa dele ser pré-selecionado às vagas para as quais se inscreveu neste processo seletivo. Ou seja, a pré-seleção está condicionada à disponibilidade de vaga no grupo de preferência e nos cursos de opção. Assim como a observância das demais regras do programa.

Mais sobre o Fies

Criado em 2001, por meio de lei específica, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas participantes do programa e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outro requesito é que o candito tem que ter obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato.

Fonte: Agência Brasil

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Carnaval: Defensoria reforça canais de denúncia contra assédio e violência

DPE oferece atendimento para casos urgentes durante fins de semana e feriados pelo WhatsApp (95)…

1 hora ago

Sisu 2026: universidades iniciam convocação de candidatos da lista de espera

Candidatos devem conferir resultado no site da instituição de ensino

2 horas ago

Consulta pública sugere mais rigidez no controle de idade na internet

Caminho proposto nas contribuições da sociedade civil é adotar método que seja mais rígido conforme aumente…

2 horas ago

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Caroebe regularize transparência na divulgação de licitações

Recomendação ocorre após denúncia que apontou dificuldades em acesso a um edital

3 horas ago

Carnaval 2026: trânsito terá mudanças em quatro pontos de Boa Vista durante folia; confira

Esquema especial de trânsito começa a partir desta quarta-feira, 11, para garantir segurança e organização…

4 horas ago

Polícia Civil investiga morte de líder indígena; suspeita é de latrocínio

Gabriel Ferreira Rodrigues, de 28 anos, foi encontrado morto nessa terça-feira, 10. Jovem estava há…

5 horas ago