Educação

Migrantes concluem curso de português em Roraima

Migrantes e refugiados concluíram o curso de português por meio do projeto “Ven, Tú Puedes!”, da Visão Mundial financiado pelo governo dos Estados Unidos.

Ao total, 84 pessoas aprenderam mais sobre o idioma, em um curso que durou três semanas.

Somente no ano passado, mais de 1,1 mil migrantes e refugiados terminaram esse primeiro contato com a língua. A Visão Mundial acompanhou a formação de uma das turmas. Durante a cerimônia, os alunos fizeram uma peça de teatro e cantaram em homenagem à equipe.

‘Domínio da comunicação’

A coordenadora do projeto em Roraima, Bárbara Gil, explicou que dominar o idioma ajuda os venezuelanos a se inserirem de maneira mais rápida na sociedade.

Ela também explicou que, após esse processo, eles podem buscar capacitação em cursos profissionalizantes de maneira gratuita pela organização, para assim, conseguir um emprego.

“Já temos vagas abertas para cursos profissionalizantes. Essa primeira capacitação em língua portuguesa é importante, pois é a porta de entrada para que as pessoas sejam autônomas, desempenhem suas atividades e consigam um lugar no mercado de trabalho. Dessa forma, esses migrantes podem dar uma vida digna para si e para a família.”

Aprendizagens

Por fim, o aluno Miguel Gonzalo, afirma que as aulas não apenas permitiram aprender o idioma, como também trouxeram aspectos culturais e comportamentais da sociedade brasileira.

Ele disse que durante as três semanas abordaram leis, normas e palavras que mudam completamente o sentido do espanhol para o português.

“Essas atividades nos mostraram também como nos comportar no país onde chegamos. Minha esposa e eu não sabíamos nada de língua portuguesa, mas agora conseguimos construir frases, compreender as pessoas nas ruas, mercados e outros lugares que frequentamos. Agradeço a Visão Mundial por esse projeto que beneficia a todos nós” disse.

Fonte: Visão Mundial Brasil

Polyana Girardi

View Comments

  • Porque no lo dan en los municipios que se an solicitado y ninguna institución quiere prestar el apoyo y aquí también hay inmigrantes

Recent Posts

Brasil começa a exigir visto para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália

Segundo Itamaraty, a medida segue o princípio da reciprocidade

41 minutos ago

Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica e exoneração para controlador-geral do Estado

Justiça proibiu Régys Freitas de continuar no cargo e de acessar qualquer prédio da Universidade…

2 horas ago

Corredor atropelado por motorista bêbada segue em coma; familiares e amigos pedem justiça

Acidente aconteceu no dia 29 de março, quando quatro atletas foram atingidos por carro durante…

2 horas ago

Ministério Público pede na Justiça que ex-presidente e consultor jurídico do Iteraima devolvam R$ 422 mil em prejuízos causados ao Estado

Ação movida pelo órgão pede ainda a suspensão de direitos políticos e proibição de contratar…

3 horas ago

Passagens aéreas: acompanhantes de PCDs e autistas têm direito a desconto de 80%

Resolução da Anac garante desconto para passagens para acompanhantes

4 horas ago