Foto: Alexandre Campbell/IMPA
Escolas de todo o país podem inscrever alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Somente as unidades de ensino devem realizar as inscrições na página da Obmep, até 16 de março. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais e federais, assim como privadas.
A iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) tem recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A edição deste ano vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Segundo os organizadores, a competição reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil.
Os estudantes premiados nacionalmente recebem convites para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Ele incentiva o desenvolvimento acadêmico aos alunos de escolas públicas participantes do programa. Também oferece uma bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além da premiação nacional, a Obmep também reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada estado. Ainda reconhecem o esforço com ao menos 20,5 mil medalhas estaduais distribuídas, mas que não dão acesso ao PIC.
A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho. Os estudantes bem colocados se classificam para a segunda etapa, que acontece em 17 de outubro.
Na segunda fase, a prova é aplicada nos centros definidos pela organização da olimpíada. A prova possui seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos.
De acordo com a organização os alunos se distribuem em três níveis, sendo do 6º e 7º anos do fundamental, o segundo é para quem estuda no 8º e 9º ano, o nível 3, para o ensino médio.
Por fim, a divulgação dos aprovados para a segunda fase ocorrerá em 3 de agosto. A divulgação dos premiados nacionais, em 15 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil
Normas aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima ampliam atenção e conscientização sobre doenças crônicas
Juiz reconheceu que o Estado e o Iper vêm descumprindo uma determinação já confirmada pelo…
Testemunhas relataram que a mulher vinha em alta velocidade e aparentava ter ingerido bebida alcoólica;…
Segundo instituição, impacto no PIB com redução da jornada de trabalho no país seria de…
A programação ocorrerá em pontos estratégicos da cidade
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…