Educação

Pais de alunos da Escola Estadual 1º de Maio realizam manifestação para pedir reforma na unidade

Na manhã desta segunda-feira (27), pais de alunos da Escola Estadual 1º de Maio, localizada na Vila do Equador, município de Rorainópolis, se reuniram para impedir o retorno das aulas na unidade. Isso porque a infraestrutura do local está precária e gera risco aos estudantes.

Entenda: Pais de alunos de escola estadual que não recebe reforma há mais de 10 anos na Vila do Equador realizarão protesto por melhorias: ‘vamos passar o cadeado’;

Conforme os moradores da região, a última reforma da escola ocorreu em 2007, ou seja, há 16 anos. Em imagens encaminhadas à reportagem na última semana, é possível perceber o abandono.

Escola Estadual 1º de Março – Foto: Arquivo pessoal

Durante reunião de pais e mestres que ocorreu na quinta-feira (23), foi então decidida a realização do protesto, que contou a presença de cerca de 30 pessoas.

“Viemos reivindicar a construção da nossa escola, porque a nossa escola está caindo aos pedaços. Até os ar-condicionados que trouxeram aí estão caindo aos pedaços. Estão juntando para dar uma. O telhado não presta, a fiação também não presta, está tudo comido de cupim […] quadro caindo, forro também, janelas está feito uma ‘gambiarra’ com forro”, detalhou uma das manifestantes.

O secretário de Educação, Nonato Mesquita, compareceu ao local junto a um engenheiro e, conforme os pais, ele garantiu a instalação de salas provisórias. Além disso, também prometeu a reforma da escola no prazo de dois meses.

Precariedade da escola

Durante a visita do titular, os pais de aluno mostraram os problemas da unidade, como telhados e forros quebrados, pinturas desgastadas e falta de climatização adequada.

Escola está em péssimas condições – Fotos: Reprodução

A quadra poliesportiva também era uma preocupação dos moradores da Vila do Equador, uma vez que o local é palco de todos os eventos que acontecem na comunidade.

“No Dia das Mães do ano passado estava senador, deputado, entendeu? E estava chovendo. Eu não fui lá não também por causa da chuva. Na hora da chuva estavam todos lá. Só fizeram se esconder, cada qual entrou nos seus carros e foram embora. Foi só isso que aconteceu. Ninguém disse nada, que ia fazer alguma coisa, nada. Aqui a gente está à mercê”, relatou a mãe de aluno, Carmozina de Sousa Lima.

Ainda de acordo com os manifestantes, a quadra também deve receber reforma.

Citada

A Secretaria de Estado de Educação (Seed) afirmou que o secretário Nonato Mesquita esteve na escola para assinar ordem de serviço de reforma. Disse ainda que a previsão de conclusão é de 90 dias.

A reportagem questionou como será a estrutura das salas provisórias, no entanto, a Seed se limitou a informar que serão seis salas anexas que suprirão a necessidade de espaço físico enquanto o prédio estiver em obras.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

Sine: confira as vagas de emprego para Roraima nesta segunda-feira, 20

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira e exclusivas para Pessoas…

12 minutos ago

PF faz buscas em casa de suspeito de vender material com cenas de abuso sexual infantojuvenil em Boa Vista

Segundo investigações, homem oferecia material em grupo de mensagens

31 minutos ago

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

14 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

18 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

20 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

21 horas ago