Foto: Divulgação/PMBV
Uma educação de qualidade é capaz de transformar vidas, abrir caminhos e garantir um futuro de oportunidades. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Boa Vista, nesta quinta-feira, 20, deu mais um passo para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino, com a assinatura do termo de compromisso entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e os gestores de 62 escolas municipais.
O objetivo dessa pactuação é implementar ações e estratégias que propiciem avanços no processo de alfabetização, na recomposição da aprendizagem e em especial nas ações pedagógicas preparativas para a realização do SAEB, que é um conjunto de exames aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para medir a qualidade do ensino e acompanhar o desempenho dos estudantes.
A avaliação é realizada a cada dois anos em escolas de todo o país. Desse modo, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
De acordo com a Prefeitura, a previsão é que o exame do SAEB seja aplicado no 4º trimestre deste ano. Provavelmente em novembro, para mais de 6 mil alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para a secretária Consuelo Sales, o pacto é uma decisão que impacta não é o ensino, mas também os profissionais envolvidos.
“A nossa Educação já é uma referência dentro e fora do município. E esse ano a gente quer alcançar índices ainda melhores e nós vamos conseguir. Porque temos um grupo esforçado e dedicado em cada escola, e esse pacto vem para reforçar esse compromisso. Nós vamos alcançar a excelência, se Deus quiser”, disse.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Conforme a Prefeitura, o intuito é, sobretudo, melhorar os índices de aprendizagem, garantir melhor equidade na educação e reduzir a evasão escolar. Agora, a secretaria terá a responsabilidade de ofertar formação continuada para professores e gestores, fornecer suporte psicossocial, assessoramento pedagógico e acompanhar a frequência e taxa de aprovação dos alunos.
Além disso, será essencial, também, o engajamento da comunidade escolar, por meio de reuniões com as famílias e eventos que promovam a participação ativa dos alunos. Para o gestor da Escola Municipal Juslany de Sousa Flores, professor Sóstenes Almeida, a assinatura vai unir ainda mais as famílias ao trabalho desenvolvido nas escolas.
“Todas as escolas têm metas. Mas a principal é garantir que os alunos tenham autonomia e segurança de participar dessas avaliações”, falou.
Da mesma forma, a professora Eglaice Soares, gestora da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, celebrou o momento junto aos demais colegas e reforçou que o compromisso garante diálogo, escuta e troca de experiências para alcançar melhores resultados.
“Eu amo o que faço. Ter momentos como esse nos fazem perceber que estamos fazendo um trabalho de excelência, buscando melhorar o que precisa e contribuir ainda mais com os alunos”, destacou.
Fonte: Da Redação
Equipe monitora os animais. Filhotes voltam à natureza para integração ao habitat da fauna. Local…
Vítima é um idoso de 68 anos. Ele recebeu um soco nas costas e foi…
Com a oficina, os jovens têm a oportunidade de expor a arte, o que garante…
Distribuição dos documentos físicos pelos Correios começa a partir da primeira semana de abril
Evento, que acontece neste sábado, 29, contará com feira de artesanato, espaço gastronômico, oficinas criativas…
Geana Aline teve infecção generalizada uma semana após tentar colocar um DIU. Órgão vai apurar…