Educação

Professores aprovados em concurso protestam em frente à Secretaria de Educação e pasta ignora profissionais em RR

Professores aprovados no concurso da Educação de 2021 protestam em frente à Secretaria de Educação e Desportos (Seed) na manhã desta terça-feira (28). Reunidos desde às 9h, eles contaram ao Roraima em Tempo que estavam sendo ignorados pela pasta.

Conforme os profissionais, o motivo do protesto é que o governo segue mantendo contratos de um seletivo vencido ao invés de convocar aprovados no concurso. Dessa forma, eles pretendem pressionar o governador Antonio Denarium (PP) pela convocação.

O edital previa 650 vagas para preenchimento imediato, além de formação do cadastro reserva. O governo, no entanto, afirma ter convocado 572 aprovados e justifica que não há aprovados para preenchimento de parte das vagas.

Um dos professores presentes no protesto é Daniel Fernandes de Araújo, aprovado para dar aulas de matemática na capital, pois o concurso foi setorizado. Ele afirma que existe uma grande falta de professores que mesmo com as convocações ainda precisaria ser suprida com mais seletivos.

“Faltam professores nas escolas e tem orçamento. Mesmo com os seletivados e se chamassem todo o cadastro de reserva, ainda teria que contratar cerca de 500 outros seletivados. Uma das desculpas que a Seed nos deu é de que para algumas disciplinas, como Artes, tem pouco demanda para escolas fechadas e assim os professores concursados não aceitaria dar aulas em cinco escolas, mas não perguntaram isso para nós”, explicou Daniel Fernandes de Araújo.

O embate entre os profissionais aprovados e a Seed iniciou em janeiro deste ano após a renovação de contratos que já estavam previstos para vencer em maio. O edital do seletivo já não tem mais validade, mas a pasta segue mantendo o vínculo com os professores temporários.

Reunião com secretário

No início deste mês, os aprovados tiveram uma breve reunião com o secretário de Educação, Nonato Mesquita. À época, eles afirmaram que a recepção ocorreu após pressão e que nem mesmo a central de ar estava ligada na sala de reuniões.

Durante o encontro, as partes acordaram que dados sobre o número de vagas ocupadas, disponíveis e pertencentes a professores em licença seriam apresentadas.

Passadas três semanas, a professora Wilter Kelle, aprovada no cadastro reserva para dar aulas de História, afirma que a pasta não apresentou os números.

“Sabemos que há mais de 900 professores seletivados e o governador continua chamando professores seletivados, sendo que a maioria está cm contratos vencidos. Nós somos do cadastro de reserva e não estamos sendo chamados. Ele justifica que os temporários estão suprindo professores de licença, mas este número é muito expressivo e parece fora da realidade”, afirmou Wilter Kelle.

A previsão dos aprovados era de se manter em frente à Seed durante toda a manhã ou até conseguirem chamar a atenção da pasta para uma conversa sobre a situação.

Procurado, o governo não se manifestou sobre o protesto até a última atualização desta reportagem.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

22 minutos ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

2 horas ago

Crianças atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial vivenciam passeio inclusivo a cavalo

Crianças exploraram baias onde ficam os cavalos e conheceram um pouco da rotina e cuidados…

2 horas ago

Sindicato dos Profissionais da Enfermagem pede visita do Conselho Regional no Centro de Referência da Mulher

Medida foi tomada após a direção do Centro de Referência encaminhar um documento à Sesau…

3 horas ago

Dia Nacional do Teatro: artistas de Boa Vista celebram conquistas e oportunidades que a arte proporciona

Atores de todas as idades podem expressar o melhor de si e conectam pessoas com…

4 horas ago

Esgoto estourado em rua do bairro Cauamé incomoda moradores

Conforme denúncia, problema já dura há quase um ano

4 horas ago