Professores aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seed) se reuniram em frente ao prédio da Pasta nesta terça-feira (25), em uma manifestação. Eles pedem convocação, e apresentam números que comprovam vacância.
Conforme os manifestantes, na educação estadual há vagas suficientes para convocar todos os professores do cadastro de reserva. O Governo do Estado realizou o concurso em 2021.
Entre os dados apresentados pelos professores, eles afirmam que até o dia 18 de outubro, haviam 667 decretos de vacância, bem como 120 portarias de aposentadoria e falecimento.
O professor de História, Silvio Márcio, relata que desde janeiro, os docentes do cadastro de reserva tentam sensibilizar o governador Antonio Denarium (PP) e os secretários de Educação para que sejam convocados.
“Nós viemos pedir hoje o que pedimos desde janeiro, haja vista que nós identificamos inúmeras irregularidades no processo dos seletivados. O contrato venceu em março, eles renovaram até dezembro deste ano. As poucas convocações que foram feitas, e até do número oficial que o governo diz, de 650, nem isso eles conseguiram completar!”, disse Silvio.
Uma professora de Educação Física que preferiu não se identificar, disse que na rede estadual há docentes de processo seletivo que atuam em vagas que deveriam ser de concursados.
“A Seed tem usado de manobras, para renovar contratos de seletivados, tendo professores aptos para assumir dentro das vagas em vacância. Isso mostra um descaso com a educação do estado, e a gente vê cada vez mais essa educação sendo negligenciada e sucateada”, disse.
Ela afirmou ainda o cadastro reserva já denunciou a situação ao Ministério Público de Roraima (MPRR). Por outro lado, até o momento, não tiveram resposta.
“Nós não tivemos nenhuma reunião com o novo secretário, ele não nos recebe. O governador também, na hora de nos reunir durante a campanha e prometer um diálogo, ele soube fazer, mas agora quando cobramos dele a responsabilidade, ele se exime dessa responsabilidade. O governo segue fazendo o que quer com a educação do estado”, completou.
Além disso, a educadora física reclamou da falta de transparência do Governo do Estado. De acordo com ela, o Executivo Estadual divulga o número de convocados, mas não o número de candidatos aptos.
“O governo fica emitindo números que são falaciosos. Eles, de fato, convocaram para posse mais de 650 candidatos, mas vale ressaltar que desses candidatos não chegamos nem a 80% das vagas ocupadas. Muitos desses candidatos não estavam aptos a assumir o cargo”, finalizou.
Ainda conforme os manifestantes, o governo mantém pedagogos dando aulas de Artes para ensino médio, no lugar de um professor licenciado. Foi o que afirmou a professora da disciplina, Raimunda Veras.
“Foi o primeiro concurso voltado para essa área, e o edital fala que tem que ser licenciado em artes. Pedagogo, como já sabemos que tem vários no estado ministrando esse componente, não pode exercer essa função. O pedagogo é da educação infantil ao 5º ano”, afirmou.
Segundo ela, 79 profissionais licenciados e aprovados no concurso aguardam convocação em Boa Vista.
Por meio de nota, a Seed disse que o Governo convocou 728 candidatos aprovados, mas apenas 617 docentes estavam aptos.
Por fim, a Pasta informou que o Departamento de Recursos Humanos está realizando um novo levantamento, para uma possível nova convocação.
Fonte: Da Redação.
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…