Educação

Professores do cadastro reserva realizam manifestação, pedem convocação e alegam falta de transparência do Governo de RR

Professores aprovados no concurso da Secretaria Educação e Desporto (Seed) se reuniram em frente ao prédio da pasta na manhã desta segunda-feira (9).

O concurso aconteceu em 2021 e segundo os manifestantes existe mais de 600 vacâncias. Eles esperam uma resposta sobre a convocação dos cadastros de reserva.

De acordo com um dos aprovados, que não quis se identificar, eles querem que a Secretaria seja transparente. Do mesmo modo, pedem que a Seed apresente o motivo de não chamar os professores do cadastro de reserva para as preencher as vacâncias.

“A nossa reivindicação é que seja chamado baseado nessas vacâncias. Que tenha mais transparência da Secretaria sobre essas vagas e esses dados. Quem é esses professores que se aposentaram? Quem eles são? Por que não chamam o cadastro de reserva de acordo com essas aposentadorias?”, disse.

O manifestante ressaltou que já tentaram se comunicar com o governador Antonio Denarium (PP), mas não receberam o atendimento da forma esperada.

“Já tivemos conversas rápidas com o governador, em algumas manifestações e cerimônias, mas todas aconteceram de maneira muito rápida. E ele sempre fala que vai chamar, mas nunca houve uma reunião de gabinete. A gente pede que assim como ele recebe a comissão dos professores indígenas, que ele receba a nossa comissão”, finalizou.

Professores

Conforme uma professora de Artes, que também não quis se identificar, a esperança é que a pasta faça uma chamada com a maioria dos professores do cadastro de reserva, em todas as disciplinas de ensino.

“O que os professores aprovados pedem é que a Secretaria faça uma chamada grande. A necessidade no estado é evidente. Que o nosso governador e o secretário (Nonato Mesquita) tenha um olhar mais sensível para a Educação”, destacou.

A professora disse ainda que os gastos foram altos durante a preparação para o concurso que muitos candidatos pagam, até hoje, materiais e cursinhos.

“Nós estamos pagando cursinho e plataformas. Isso mostra que nos dedicamos para realizar esse concurso. Ou seja, já se passou um ano, e as chamadas que tem, não atende a necessidade, e isso afeta nosso psicológico. Nós queremos trabalhar, queremos contribuir”, frisou.

Citada

Em nota, a Seed informou que vai efetuar a convocação de professores aprovados no Concurso Público da pasta que estão na lista do cadastro reserva para atuação no ano letivo 2023.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

29 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

1 hora ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

1 hora ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago