Educação

Professores e acadêmicos do Amazonas conhecem práticas e tecnologias inovadoras no setor agrícola de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista recebeu, neste sábado, 21, a visita de cerca de 30 acadêmicos e quatro professores do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, zona rural da capital. A atividade busca aproximar os estudantes das práticas e tecnologias inovadoras desenvolvidas no setor agropecuário local.

Durante a visita técnica, os participantes conheceram os projetos de pesquisa em andamento, voltados para o desenvolvimento de técnicas modernas de cultivo, com foco na sustentabilidade, assim como na valorização da agricultura familiar. O grupo também teve acesso às instalações e aos equipamentos utilizados.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cézar Riva, a troca de experiências mostra a visibilidade que o CDT tem alcançado, inclusive fora do estado. Para ele, é gratificante ver que o trabalho da Prefeitura de Boa Vista é reconhecido por instituições de ensino da região Norte.

“Apresentamos o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), máquinas e implementos agrícolas, fertilizantes, composto orgânico bem como outras iniciativas desenvolvidas no CDT. Também falamos sobre a AGROBV, a maior feira da agricultura de Roraima”, explicou.

A professora Socorro Lima, uma das responsáveis pela visita, explicou o motivo da escolha por Boa Vista como destino da atividade. “Roraima é um estado novo, localizado em uma região de fronteira, com dinâmicas territoriais únicas. O CDT é um espaço que representa a produção de novas tecnologias, principalmente voltadas à agricultura familiar. A cidade está no caminho certo”, destacou.

Alinhando teoria com a prática de novas tecnologias

Pedro Henrique de Souza Pereira, acadêmico do 7º período de Geografia da UFAM, ficou impressionado com as grandes áreas destinadas ao plantio de grãos como milho e soja, o que, segundo ele, não é comum em Manaus. “Pudemos entender melhor como se dá a distribuição de fertilizantes, o investimento na agricultura familiar e a administração dos recursos. Foi uma experiência enriquecedora”, comentou.

A mestranda Ana Beatriz Castro também elogiou a estrutura e a recepção oferecida pelo município. “Nem sempre temos essa abertura para conhecer de perto quem está no processo. É fundamental ouvir e ver como as ações estão sendo executadas. Boa Vista tem feito um ótimo trabalho na organização e assistência técnica. Conseguimos alinhar teoria e prática. Só temos a agradecer pela receptividade”, afirmou.

Investimento na agricultura familiar

Com foco na humanização do trabalho no campo e na garantia da segurança alimentar da população, a Prefeitura de Boa Vista já investiu mais de R$ 53 milhões no fortalecimento da agricultura familiar, indígena e não-indígena. Atualmente, 1.615 famílias são beneficiadas pelo PMDA.

Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura conta com 144 máquinas e implementos agrícolas, entre tratores, grades aradoras e niveladoras, calcariadeiras, colheitadeiras, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras e patrola, todas as tecnologias disponibilizadas para prestação de serviços na zona rural e comunidades indígenas.

Somente no primeiro semestre de 2025, cerca de 2.900 toneladas de calcário foram aplicadas em 163 propriedades e 17 comunidades indígenas. Para o segundo semestre, está prevista a distribuição de mais 1.500 toneladas para a preparação da safra de verão.

A atual gestão implantou 132 sistemas de irrigação fotovoltaica, sendo 26 deles distribuídos principalmente em 16 comunidades indígenas, com algumas recebendo até três kits completos.

Tecnologias a serviço do campo

O plantio de culturas no CDT representa uma iniciativa que alia ciência, sustentabilidade e inclusão produtiva. O espaço contribui com a pesquisa agrícola, impulsiona a inovação e fortalece a economia local, valorizando a agricultura familiar e promovendo práticas modernas e responsáveis no campo.

Agro BV 2025

A maior feira da agricultura de Roraima, ocorrerá de 31 de julho a 3 de agosto. Um dos destaques será a plantação de girassóis, aberta à visitação. Os talhões demonstrativos vão apresentar 16 cultivares de soja, 21 híbridos de milho, além de sorgo, girassol, batata-doce e macaxeira.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

15 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

16 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

17 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

18 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

19 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

19 horas ago