O Programa de financiamento estudantil possibilita acesso ao ensino superior e virou até pauta em um reality.
Conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o assunto chamou a atenção nos últimos dias.
Vamos entender. O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas.
Dessa forma, o financiamento é dividido em diferentes modalidades, o que possibilita juros zero a quem mais precisa. Ele também traz uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 40% dos brasileiros não têm condição de ingressar em uma faculdade e precisam de apoio através de programas de bolsa de estudo ou financiamento estudantil.
A enfermeira Elzirene Marques é especialista em Implementação de Unidades Covid em Fortaleza, capital do Ceará, e professora universitária e de nível técnico.
É a primeira pessoa da família a se formar no ensino superior, e conseguiu o título de Bacharel em Enfermagem com ajuda do Fies. Ela é a primeira mulher a ser coordenadora administrativa de um hospital de campanha da Covid-19 em Fortaleza.
“O Fies é muito importante. Imagine quantas pessoas querem se formar e passam pela mesma situação que eu passei. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade para mim, a gente foi na luta, e graças à ajuda do Fies eu pude passar mais tempo com minha família e aliviar a rotina que era difícil quando eu precisava conciliar os três empregos para pagar a faculdade antes de conseguir o benefício da bolsa”, relembra.
As inscrições para o Fies 2022.1 serão entre os dias 8 e 11 de março. A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 do mesmo mês.
De acordo com o MEC, neste ano, o Fies irá ofertar 110.925 vagas, sendo que 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre e 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre.
Dessa forma, para participar do processo seletivo do Fies é preciso assim, ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.
O programa leva em consideração a renda familiar. Contudo, para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário mínimo ou até 3 salários mínimos.
O bolsista parcial do Prouni pode participar do processo seletivo do Fies e até financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, no entanto, desde que se enquadre nas condições listadas no edital.
Por fim, o Fies, assim como o Prouni, é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também tem lista de espera.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…