Educação

Programa de financiamento estudantil permite acesso ao ensino superior

O Programa de financiamento estudantil possibilita acesso ao ensino superior e virou até pauta em um reality.

Conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o assunto chamou a atenção nos últimos dias.

Vamos entender. O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas.

Dessa forma, o financiamento é dividido em diferentes modalidades, o que possibilita juros zero a quem mais precisa. Ele também traz uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Apoio

De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 40% dos brasileiros não têm condição de ingressar em uma faculdade e precisam de apoio através de programas de bolsa de estudo ou financiamento estudantil.

A enfermeira Elzirene Marques é especialista em Implementação de Unidades Covid em Fortaleza, capital do Ceará, e professora universitária e de nível técnico.

É a primeira pessoa da família a se formar no ensino superior, e conseguiu o título de Bacharel em Enfermagem com ajuda do Fies. Ela é a primeira mulher a ser coordenadora administrativa de um hospital de campanha da Covid-19 em Fortaleza. 

O Fies é muito importante. Imagine quantas pessoas querem se formar e passam pela mesma situação que eu passei. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade para mim, a gente foi na luta, e graças à ajuda do Fies eu pude passar mais tempo com minha família e aliviar a rotina que era difícil quando eu precisava conciliar os três empregos para pagar a faculdade antes de conseguir o benefício da bolsa”, relembra.

Fies 2022

As inscrições para o Fies 2022.1 serão entre os dias 8 e 11 de março. A divulgação do resultado está prevista para o dia 15 do mesmo mês.

De acordo com o MEC, neste ano, o Fies irá ofertar 110.925 vagas, sendo que 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre e 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre.

Dessa forma, para participar do processo seletivo do Fies é preciso assim, ter a nota do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

O programa leva em consideração a renda familiar. Contudo, para participar desse processo o candidato precisa possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual a superior a um salário mínimo ou até 3 salários mínimos.

O bolsista parcial do Prouni pode participar do processo seletivo do Fies e até financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, no entanto, desde que se enquadre nas condições listadas no edital.

Por fim, o Fies, assim como o Prouni, é realizado em chamadas no primeiro e segundo semestre e também tem lista de espera.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

29 minutos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

2 horas ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

4 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

4 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

5 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

6 horas ago