Educação

Projeto incentiva leitura, escrita e empreendedorismo em alunos de Boa Vista

O projeto “Ler, Reler e Empreender”, desenvolvido na Escola Municipal Frei Artur Agostini, promovido em parceria com Sebrae busca estimular habilidades e competências relacionadas à leitura, escrita e interpretação textual dos alunos. Além disso, procura ampliar o conhecimento linguístico e cultural dos estudantes, proporcionando uma visão crítica e contextualizada dos conceitos adquiridos dentro e fora da sala de aula.

A iniciativa, que visa levar inovação e empreendedorismo para as escolas, alinha o incentivo à leitura com o estímulo ao empreendedorismo.

O projeto busca, através da leitura e da escrita, facilitar a formação do senso crítico e da cidadania, bem como ampliar o repertório sociocultural.

Atividades que estimulam as crianças a escreverem

Uma das atividades desenvolvidas foi a construção de livros pelos alunos, cada um deles seguindo um gênero textual específico de acordo com seu segmento escolar. Alunos do 1° ao 5° ano confeccionaram vários livros como receita culinária, histórias em quadrinhos, lendas e parlendas, jornalzinho e poesia.

O livro “Vidas resilientes” também nasceu na escola Frei Artur Agostini. Os alunos da classe hospitalar e a professora Elizene da Luz, escreveram a obra. Os estudantes, que estão em sua grande maioria internados no Hospital da Criança, contam através de poesia a rotina, e o porquê de estarem lá. Por ser um projeto que exige muita sensibilidade, a professora Elizene participou de todas as etapas da produção.

O gestor da escola, Ramon Gomes, ressaltou a importância do projeto. “A iniciativa surgiu em parceria com o SEBRAE para nos ajudar no projeto de escrita, que é uma das grandes fragilidades da nossa escola, já que temos muitos alunos migrantes venezuelanos. Com isso, buscamos  sanar essa dificuldade no aprendizado da escrita, além de promover o empreendedorismo social dentro da escola”, disse.

Resultados do projeto

Conforme a Yulemnis Goudett, mãe do pequeno Mássimo Tomedes, já é perceptível o desenvolvimento do filho.

“Percebi que o meu filho tem se desenvolvido muito com o projeto. A leitura tem sido bastante estimulada e ele está muito contente, não fala de outra coisa lá em casa”, relatou.

Do mesmo modo, o Carlos Celso Gomes, pai da estudante Ester Camille, expressou sua satisfação ao ver a evolução da filha e dos coleguinhas.

“É muito lindo ver essas crianças sendo incentivadas a ler e a escrever. Me sinto muito feliz de estar presente na entrega do primeiro jornalzinho da minha filha. Um projeto como esse é fundamental para a formação acadêmica dessas crianças”, afirmou Carlos.

Para Nairelys Valentina, aluna do 4° ano, o projeto causou uma grande empolgação. “Eu adorei fazer o jornalzinho, aprendi muita coisa e foi bem divertido. Eu e os meus amigos estamos muito animados com a exposição de hoje, porque a gente se esforçou muito escrevendo”, disse.

Projeto “Ler, Reler e Empreender”

O projeto “Ler, Reler e Empreender” busca não apenas melhorar a qualidade da educação, mas também promover a inclusão, valorizando a diversidade e as potencialidades de cada aluno.

Por meio de exposição literária e das atividades culturais, a escola Frei Artur Agostini busca transformar a vida dos estudantes, oferecendo-lhes oportunidades de crescimento pessoal, assim como acadêmico.

A iniciativa demonstra que a leitura e o empreendedorismo podem caminhar juntos, capacitando os alunos para enfrentar desafios e desenvolver habilidades essenciais para o século XXI.

Com o projeto, a escola reforça o compromisso em oferecer educação de qualidade, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado, à criatividade e à formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

5 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

8 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

8 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 horas ago