Educação

‘Super Orinoco’: revista em quadrinhos de super-heroína que ensina sobre higiene é lançada em RR

Sempre usando máscara e com poderes de bolhas de água e sabão, a Super Orinoco ajuda crianças a se protegerem contra os ataques do Senhor Vírus e do Senhor Bactéria. É nessa proposta de prevenção e promoção de higiene, que a Cáritas Brasileira lança em Roraima a revista em quadrinhos “Super Orinoco – Vamos nos Proteger!”. A ilustração faz parte das ações educativas do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras.

O lançamento do gibi vai ocorrer nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, na próxima sexta-feira (5). O evento acontece na data em que se comemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A revista em quadrinhos, idealizada pelo setor de educação do projeto Orinoco, tem versões em português e em espanhol.

De acordo com a coordenadora local de WASH do projeto Orinoco em Roraima, Jimena Herrera, o objetivo da publicação é incentivar a leitura entre as crianças e as boas práticas de higiene.

Além disso, ela comentou que a data escolhida para o lançamento reforça uma das temáticas mais importantes do projeto na parte de WASH. Ou seja, a lavagem adequada das mãos. WASH é a sigla em inglês para água, saneamento e higiene, três direitos humanos fundamentais promovidos pela iniciativa.

“Queremos levar a mensagem que através da adequada lavagem de mãos, todos podemos ser super heróis, pois dessa forma podemos prevenir doenças. Esperamos que através destas iniciativas consigamos alcançar o maior número possível de crianças e adultos para continuar contribuindo na melhora da qualidade de vida das pessoas”, comentou.

Programação Cáritas em Roraima

Entre as atividades no dia do lançamento estão leitura coletiva com as crianças migrantes e refugiadas atendidas pelo projeto. A programação conta também, com a apresentação teatral das personagens da revista em quadrinhos e distribuição dos gibis para a comunidade presente.

A ação ocorre de forma interativa com a equipe de educadores e educadoras do Orinoco.

Do mesmo modo, o evento é aberto para todas as idades e irá ocorrer a partir das 9h30, na instalação do Orinoco em Boa Vista, que fica na igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, e na instalação do projeto na cidade de Pacaraima, no bairro Vila Nova.

A Super Orinoco e os vilões Senhor Bactéria e Senhor Vírus já foram apresentados em peça teatral formativa, em agosto do ano passado.

O enredo do espetáculo tem trilha original e faz parte de um dos eixos de atuação do Orinoco: oferecer promoção de higiene para a população migrante e refugiada da Venezuela que se encontra em situação de rua no estado de Roraima.

Projeto Orinoco

Orinoco é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país. Hoje, a iniciativa se encontra na terceira fase e alcança cinco estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.

A nova etapa, iniciada em outubro de 2021, desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a covid-19.

Além disso, inclui o setor de Proteção, com ações voltadas à regularização migratória, enfrentamento à violência de gênero e outras associadas à temática, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.

A iniciativa recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

7 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

11 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

11 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

13 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

14 horas ago