Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão abertas. Elas podem ser realizadas até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. Esse prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social.
Esta edição traz novidade para os estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio: a inscrição no Enem será pré-preenchida automaticamente pelo sistema.
Nesses casos, não haverá geração de boleto para pagamento da taxa, ainda que o estudante não tenha solicitado formalmente a isenção. Contudo, a confirmação da inscrição é obrigatória. O candidato deve acessar a Página do Participante, verificar se os dados estão corretos e, em seguida, selecionar a opção — entre inglês e espanhol — para a prova de língua estrangeira .
Os demais participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025 ou então a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovadas também devem acessar a Página do Participante e realizar a inscrição.
Certificação – Os participantes com 18 anos ou mais que desejam utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio devem informar essa opção no momento da inscrição.
O retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.
1 – Acesse a Página do Participante e selecione “Inscrição”
2 – Em seguida, insira o número do CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”
3 – Após essa etapa, confirme se os seus dados estão de acordo com o cadastro na Receita Federal
4 – Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios.
5 – Informe se serão necessários recursos de acessibilidade.
6 – Para solicitar tratamento pelo nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil.
7 – Escolha entre os idiomas inglês e espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.
8 – Este ano, os participantes com 18 anos ou mais que deseja re m usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência devem informar essa opção no momento da inscrição.
9 – Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação.
10 – Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”.
Fonte: Agência GOV
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos