Educação

Segundo semestre: mais de 50 mil alunos da rede municipal de Boa Vista retornam às aulas nesta quinta-feira, 18

Após 15 dias de recesso, 51.915 alunos retornaram às salas de aula nesta quinta-feira, 18, dando início ao 2° semestre do ano letivo em Boa Vista. O regresso foi marcado por alegria e empolgação nas 140 escolas que atualmente integram a Rede Municipal de Ensino, entre urbanas, indígenas e do campo. Também retornaram às atividades do Centro de Autismo, Centro de Educação Especial e Biblioteca Municipal.

Conforme a secretária de Educação, Consuêlo Sales, importantes conquistas marcaram o primeiro semestre do ano. Ela destacou a inauguração de escolas, abertura de novas vagas, assim como a convocação de mais profissionais.

“Professores e demais profissionais retornaram antes para a escola, para fazer o planejamento e o devido acolhimento das crianças. Além disso, cerca de 3 mil servidores que atuam diretamente nas unidades foram capacitados recentemente e recebidos, pela primeira vez, um curso de primeiros socorros. Um semestre de investimentos expressivos e para o restante do ano também teremos muitas novidades e eventos importantes para nossos alunos e comunidade”, disse.

Reencontros e foco nos estudos

Isadora Santos, de 10 anos, aluna do 4° ano da Escola Municipal Maria Francisca da Silva Lemos curtiu muito as férias e estava ansiosa para rever as amigas. “Fiz um monte de coisa. Fui para Manaus, conheci um pouco mais sobre a cultura indígena. Mas estava sentindo falta das minhas amigas, que eu amo”, revelou.

Gelcimara Pereira, mãe da Cristina Vitória, aluna do 1° ano da Escola Municipal Maria Francisca da Silva Lemos ficou mais tranquila com o retorno da filha aos estudos. “Ela é uma menina muito boa. Não é bagunceira, mas a gente que é mãe sabe que quando o filho está em casa exige um pouco mais da nossa atenção e do nosso tempo. Ela estava ansiosa para vir. Acordou cedinho, foi direto para o banheiro, se arrumou e aqui estamos”, contou.

Construções e ampliações

Na infraestrutura, a rede segue com obras de construção e ampliação de escolas, aumenta, ainda mais, a capacidade de atendimento: Escola Professora Delacir De Melo Lima – 300 vagas de Ensino Fundamental e Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, no Murupu, que ganhará um prédio novo e terá capacidade para atender 900 alunos em tempo integral.

Além disso, um novo pacote de obras contempla a ampliação das seguintes unidades: Escola Municipal Profª. Glemíria Gonzaga Andrade, Bairro Cidade Satélite: +600 vagas no Ensino Fundamental; Escola Municipal Palmira de Castro Machado – Bairro Araceli: +300 vagas no Ensino Fundamental e Escola Municipal Valderleide Baraúna Brandão – Bairro Jardim Equatorial: +180 vagas na creche integral.

Também inclui a construção de escolas de educação infantil nos seguintes bairros: Pedra Pintada, Dr. Airton Rocha e Araceli. Em cada uma dessas unidades serão oferecidas 720 vagas. 

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

57 minutos ago

Bebê morre após nascer por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, diz denúncia

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

3 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago