Educação

Semana Pedagógica capacita mais de 6.500 profissionais da educação da rede municipal de Boa Vista para início do ano letivo 2025

A Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta segunda-feira, 27, à 12ª Semana Pedagógica, que este ano tem como tema: Gestão da Aprendizagem – Desafios e Oportunidades. O evento visa capacitar os mais de 6.500 profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino para o início do ano letivo de 2025.

A programação segue até sexta-feira, 31, em diversos pontos estratégicos da cidade: Teatro Municipal, auditório da Faculdade Cathedral, auditório da Escola Municipal Nara Ney, auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Universidade Federal (UFRR) e Faculdade Estácio.

“Estamos iniciando a 12ª Semana Pedagógica com o compromisso de investir na formação continuada dos nossos profissionais. Essenciais para a qualidade do ensino em nossa rede municipal. Este evento fortalece nosso planejamento para atender à expressiva expansão de vagas alcançada com as novas escolas inauguradas em 2024. Esse cuidado reflete nosso esforço em criar um ambiente escolar mais acolhedor e eficiente, beneficiando tanto os profissionais quanto os alunos”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Palestra show

Na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, professores da rede tiveram a oportunidade de assistir à Palestra Show de Erik Penna. O renomado profissional já proferiu mais 1.500 palestras pelo Brasil, assim como em outros países. Baseada em seu livro best seller, intitulado: “Alegria para ensinar e transformar vidas”, ele deu dicas e, além disso, compartilhou experiências com muito humor.

“Esse livro fala da jornada pedagógica com ferramentas para facilitar a aprendizagem. Mas sobretudo para tornar essa jornada do profissional da educação mais leve, divertida e descontraída. A ideia foi justamente trazer práticas que dão certo, como o método dos 3is, que consiste em uma aula interessante, interativa e inesquecível. Eu acredito que o grande educador atua com brilho nos olhos e alegria na alma”, disse Erik.

Durante toda a semana os profissionais também terão oportunidade de assistir a palestras com temas variados: Autocuidado e Saúde Emocional; Como utilizar dados para potencializar a gestão da aprendizagem; Neurociência e suas contribuições para a alfabetização; Comunicação assertiva no local de trabalho, dentre outras temáticas.

Formação continuada

Ainda serão oferecidas oficinas, atividades práticas e palestras com profissionais renomados, que compartilham conhecimentos e experiências enriquecedoras com aqueles que atuam diretamente nas escolas, como professores, assistentes de aluno, merendeiras, controladores de acesso, gestores escolares, vigias, cuidadores, dentre outros.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, a ideia do evento é fomentar a inovação pedagógica. Além de aprimorar práticas educacionais e fortalecer as ações educativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino.

“Nossa ideia é promover o desenvolvimento dos nossos profissionais, que têm a oportunidade de debater e planejar ações para o ano letivo de 2025. Esse acolhimento fortalece a educação municipal e reflete diretamente na sala de aula, beneficiando nossos alunos com um ensino de qualidade”, disse.

Profissionais motivados

O cuidador, Luiz Angelim, reconhece a importância do evento para o devido acolhimento das crianças no retorno das aulas. “Estou na rede há cerca de um ano. Participei da edição passada e sei o quanto esse evento é relevante para estarmos preparados para receber nossos alunos no início do ano letivo. Como profissional a gente se sente mais seguro e capacitado para acolher as crianças nesse momento especial”, falou.

Marileide Cardoso é professora na Rede Municipal de Ensino há seis anos e destaca a importância de eventos como a Semana Pedagógica para o fortalecimento da prática docente. Para ela, esses encontros permitem não apenas a troca de experiências entre os profissionais, mas também o acesso a novos conhecimentos e metodologias que impactam diretamente o aprendizado dos alunos

“O evento nos auxilia nesse início do ano letivo com novas ideias, aprendizados e motivação. Nós, professores, estamos em eterno processo de atualização de conhecimentos e isso é fundamental para que possamos levar para os nossos alunos, técnicas, métodos e ferramentas pedagógicas mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso escolar deles

Ano letivo 2025

Para o ano letivo de 2025, que iniciará na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, o calendário escolar prevê uma carga horária mínima de 820 horas. Elas estão distribuídas em 205 dias letivos, garantindo assim o cumprimento das diretrizes educacionais e a manutenção da qualidade do ensino.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

12 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago