Educação

Semana Pedagógica capacita mais de 6.500 profissionais da educação da rede municipal de Boa Vista para início do ano letivo 2025

A Prefeitura de Boa Vista deu início, nesta segunda-feira, 27, à 12ª Semana Pedagógica, que este ano tem como tema: Gestão da Aprendizagem – Desafios e Oportunidades. O evento visa capacitar os mais de 6.500 profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino para o início do ano letivo de 2025.

A programação segue até sexta-feira, 31, em diversos pontos estratégicos da cidade: Teatro Municipal, auditório da Faculdade Cathedral, auditório da Escola Municipal Nara Ney, auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Universidade Federal (UFRR) e Faculdade Estácio.

“Estamos iniciando a 12ª Semana Pedagógica com o compromisso de investir na formação continuada dos nossos profissionais. Essenciais para a qualidade do ensino em nossa rede municipal. Este evento fortalece nosso planejamento para atender à expressiva expansão de vagas alcançada com as novas escolas inauguradas em 2024. Esse cuidado reflete nosso esforço em criar um ambiente escolar mais acolhedor e eficiente, beneficiando tanto os profissionais quanto os alunos”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

Palestra show

Na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, professores da rede tiveram a oportunidade de assistir à Palestra Show de Erik Penna. O renomado profissional já proferiu mais 1.500 palestras pelo Brasil, assim como em outros países. Baseada em seu livro best seller, intitulado: “Alegria para ensinar e transformar vidas”, ele deu dicas e, além disso, compartilhou experiências com muito humor.

“Esse livro fala da jornada pedagógica com ferramentas para facilitar a aprendizagem. Mas sobretudo para tornar essa jornada do profissional da educação mais leve, divertida e descontraída. A ideia foi justamente trazer práticas que dão certo, como o método dos 3is, que consiste em uma aula interessante, interativa e inesquecível. Eu acredito que o grande educador atua com brilho nos olhos e alegria na alma”, disse Erik.

Durante toda a semana os profissionais também terão oportunidade de assistir a palestras com temas variados: Autocuidado e Saúde Emocional; Como utilizar dados para potencializar a gestão da aprendizagem; Neurociência e suas contribuições para a alfabetização; Comunicação assertiva no local de trabalho, dentre outras temáticas.

Formação continuada

Ainda serão oferecidas oficinas, atividades práticas e palestras com profissionais renomados, que compartilham conhecimentos e experiências enriquecedoras com aqueles que atuam diretamente nas escolas, como professores, assistentes de aluno, merendeiras, controladores de acesso, gestores escolares, vigias, cuidadores, dentre outros.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, a ideia do evento é fomentar a inovação pedagógica. Além de aprimorar práticas educacionais e fortalecer as ações educativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino.

“Nossa ideia é promover o desenvolvimento dos nossos profissionais, que têm a oportunidade de debater e planejar ações para o ano letivo de 2025. Esse acolhimento fortalece a educação municipal e reflete diretamente na sala de aula, beneficiando nossos alunos com um ensino de qualidade”, disse.

Profissionais motivados

O cuidador, Luiz Angelim, reconhece a importância do evento para o devido acolhimento das crianças no retorno das aulas. “Estou na rede há cerca de um ano. Participei da edição passada e sei o quanto esse evento é relevante para estarmos preparados para receber nossos alunos no início do ano letivo. Como profissional a gente se sente mais seguro e capacitado para acolher as crianças nesse momento especial”, falou.

Marileide Cardoso é professora na Rede Municipal de Ensino há seis anos e destaca a importância de eventos como a Semana Pedagógica para o fortalecimento da prática docente. Para ela, esses encontros permitem não apenas a troca de experiências entre os profissionais, mas também o acesso a novos conhecimentos e metodologias que impactam diretamente o aprendizado dos alunos

“O evento nos auxilia nesse início do ano letivo com novas ideias, aprendizados e motivação. Nós, professores, estamos em eterno processo de atualização de conhecimentos e isso é fundamental para que possamos levar para os nossos alunos, técnicas, métodos e ferramentas pedagógicas mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento integral e o sucesso escolar deles

Ano letivo 2025

Para o ano letivo de 2025, que iniciará na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, o calendário escolar prevê uma carga horária mínima de 820 horas. Elas estão distribuídas em 205 dias letivos, garantindo assim o cumprimento das diretrizes educacionais e a manutenção da qualidade do ensino.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Farmácia Popular terá 100% de gratuidade em 41 medicamentos para brasileiros

Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos, beneficiando mais de…

58 minutos ago

Oportunidade: Senar Roraima abre inscrições para cursos de formação profissional rural; confira

Cursos disponíveis são: mecânica de motocicleta, avicultura básica de corte, panificação básica, noções básicas de…

2 horas ago

Cultivo de mandioca fortalece tradições indígenas e sustento na Serra da Moça

Já foram produzidos na comunidade ao longo dos anos: melancia, macaxeira, abóbora, maxixe e feijão

16 horas ago

Obras de urbanização melhoram trafegabilidade em bairros de Boa Vista

Infraestrutura já atendeu 19 trechos de sete bairros da capital, com implantação de 5,4 km…

17 horas ago

Idoso é preso por amarrar e estuprar menino de 11 anos em comunidade indígena no Amajari

Comerciante ainda ameaçou a criança e disse que, caso contasse para alguém, ele 'mataria' sua…

17 horas ago

Campeonato Roraimense de Futebol: Baré enfrenta Rio Negro neste sábado; TV Imperial transmite jogo ao vivo

Para acompanhar o jogo que inicia 16h, basta sintonizar no Canal 6.1 da emissora afiliada…

18 horas ago