Educação

Servidor da DPE apresenta TCC sobre a importância de tornar a linguagem jurídica acessível para população

“Atuação da Comunicação Social dentro da Defensoria Pública do Estado de Roraima: criando elos com a sociedade por meio de uma linguagem jurídica descomplicada”. Esse foi o tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do acadêmico, Caio Guimarães.

Caio fez o curso de Jornalismo na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Dessa forma, ele explica que a proposta central do trabalho é destacar a importância de descomplicar a linguagem jurídica. Ou seja, tornando-a mais acessível para um público carente de informações legais, grupo que a Defensoria frequentemente atende.

“A escolha dessa temática se deu a partir do meu campo de trabalho, de experiência e vivência diária, como também compartilhar e executar um pouco do trabalho jurídico, com os nossos defensores e demais colaboradores. Sabemos que a DPE é uma instituição que atende um público hipossuficiente, na maioria das vezes carente de informação e qualquer termo jurídico. Então, por que não descomplicar essa linguagem jurídica exatamente para esse público que a Defensoria atende?”, explicou.

A monografia está dividida em três capítulos. No primeiro, o servidor aborda a comunicação pública e sua aplicação em instituições jurídicas. No segundo capítulo, ele destaca o trabalho realizado pela Defensoria, abrangendo sua criação, missão, visão e o papel desempenhado e por fim, no terceiro capítulo, Caio dá ênfase na Lei Complementar 80, que criou a Defensoria em esfera federal, detalhando sua importância como equilíbrio na busca por direitos e dignidade.

Projetos analisados no TCC

No TCC, Caio analisou dois projetos da DPE-RR, um deles é ‘Descomplica’, que atua junto a comunidade escolar, por meio da realização de oficinas de mediação de conflitos voltadas para orientadores pedagógicos da rede estadual de ensino, idealizado pela defensora pública Elceni Diogo.

O segundo projeto foi o quadro “Falando Direito”, das redes sociais da DPE-RR, que de forma dinâmica, apresenta uma palavra do “juridiquês” e em seguida, uma explicação didática e pedagógica de seu significado.

A defesa do TCC de Caio foi feita e aprovada em novembro de 2023. O sentimento do acadêmico é de gratidão, para ele, o TCC representa não apenas um cumprimento da fase universitária, mas uma oportunidade de impacto social.

“O sentimento é de gratidão, por conta de todo o caminho percorrido e de todo o processo até conseguir chegar a uma conclusão, um desenvolvimento desse trabalho. Poder defender essa temática na Universidade Federal, frisando a importância dela como uma relevância social, é de grande importância para mim. Eu estou muito feliz”, concluiu.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Anunciado resultado final do concurso da Guarda Civil Municipal de Boa Vista

Homologação foi publicada nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial do Município

19 minutos ago

Prefeito Arthur Henrique entrega obra de ampliação da Escola Municipal Airton Dias

Somado ao quantitativo de alunos atendidos atualmente, a unidade terá capacidade total para atender 1.381…

24 minutos ago

Vereadora Regiane Matos comemora ampliação de saúde para população de Boa Vista com a inauguração de duas novas UBSs

Bairro Said Salomão e P.A Nova Amazônia ganharam Unidades Básicas de Saúde esta semana

12 horas ago

Após Assembleia abrir processo de impeachment, partido do governador pede anulação de reeleição de Sampaio na Justiça

Sampaio foi reeleito em fevereiro deste ano, de forma antecipada para o biênio 2025/2026. Ele…

14 horas ago

Homem morre após ser atingido por tora de madeira em serralheria no interior de RR

Testemunha relatou à Polícia Militar que a vítima estava soltando os cabos de aço do…

14 horas ago

Prefeitura de Boa Vista constrói retornos nas avenidas Brasil e das Guianas; medida visa melhorar tráfego

Retornos estão sendo implantados próximos da Praça Simon Bolívar

14 horas ago