Educação

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começam na próxima sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro. O período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição ocorre com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas. Em seguida, escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções, ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Prefeitura recebe representantes do Banco Mundial para ampliar projetos de mobilidade em Boa Vista

Comitiva visita a capital esta semana para conhecer locais estratégicos que receberão investimentos em infraestrutura…

3 horas ago

Roraima realiza a 1ª Conferência Livre do Movimento Empresarial ODS em 6 de abril

Etapa reúne setor empresarial e sociedade civil para transformar desafios locais em propostas nacionais voltadas…

4 horas ago

Governo Federal cria cartilha sobre importância dos cuidados e acolhimento de mulheres em tratamento contra o câncer

De forma complementar, o material também aborda os direitos, como os previdenciários, sociais, trabalhistas e…

5 horas ago

Feriados: bancos não abrem na Sexta-feira da Paixão e Tiradentes

PIX funciona 24h todos os dias úteis e feriados e pode ser feito normalmente pelos…

5 horas ago

Filha de capitão da PMRR é indiciada por morte de enfermeira em acidente de trânsito na Ville Roy

A vítima, Patrícia Melo da Silva, tinha 53 anos. Laudo pericial da Polícia Civil apontou…

5 horas ago

Receita Federal apreende carga irregular de calçados em caminhão na BR-174

Valor da carga apreendida é de aproximadamente R$ 70 mil. Mercadoria foi levada para o…

6 horas ago