Educação

UFRR cria laboratório avançado sobre jornalismo especializado na Amazônia

O colegiado do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), autorizou na última quarta-feira, 17, a criação do Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia (LAPEJ).

A proposta é oferecer cursos, workshops, assim como realizar pesquisas e desenvolver experimentos para a produção de conteúdos sobre vivências, experiências e práticas na Amazônia. Com isso, vai qualificar profissionais para a cobertura jornalística de política, meio-ambiente, saúde, segurança pública, ciência e tecnologia, entre outras.

Além de estudantes e professores, que vão atuar como bolsistas, o LAPEJ também destinará vagas para o estágio obrigatório supervisionado de 200 horas exigido pelo curso de Jornalismo da UFRR.

Já em funcionamento, o Laboratório está produzido o curta-metragem “Epílogo: memórias de Roraima”, a partir de relatos de experiências de personagens de distintas áreas de atuação no estado (política, econômica, esportiva, cultural) sobre os 35 de implantação do estado de Roraima, considerando a posse do primeiro governador eleito, Ottomar de Sousa Pinto, em 1º de janeiro de 2025. O lançamento está previsto para a data comemorativa no dia 1º de janeiro de 2026.

A produção do curta-metragem tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Roraima, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Ainda este ano o LAPEJ deve produzir o documentário “A paisagem, a ocupação do solo e a cultura de grãos em Roraima”. Atualmente, a obra está em fase de captação de recursos para a execução.

Cursos

Também para 2025 estão em planejamento os seguintes cursos:

  • Design e editoração eletrônica (Adobe Indesign)
  • Edição de vídeos (Adobe Premiere)
  • Gravação e edição de áudio (Adobe Audition)
  • Raspagem e visualização de dados interativos (Linguagem R)
  • Criação de apresentação Não-linear (Prezi).

Da mesma forma, para 2026 já está prevista a de relatos e artigos durante o Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (26º ENEJor). A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) vai promover o evento, que vai acontecer em abril de 2026, em local a definir.

Além disso, o LAPEJ deve realizar o I Encontro Nacional de Laboratórios de Jornalismo (1º LabJor), com a participação de laboratórios de vários cursos de Jornalismo do país. O evento está em fase de planejamento para captação de recursos. Além dos recursos da Lei Paulo Gustavo, o LAPEJ também conta com uma emenda parlamentar para a instalação e também para o primeiro ano de funcionamento do LAPEJ.

Os recursos são utilizados para aquisição de equipamentos permanentes, adequação de espaço físico, contratação de especialistas, aquisição de serviços e licenças de softwares, bem como pagamento de bolsas para estudantes e professores, além de ajuda de custo para estudantes participarem de eventos nacionais e passagens aéreas.

O apoio financeiro já foi liberado e o plano de Trabalho já foi aprovado pelas instâncias da UFRR e assinado pelo reitor da instituição.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

12 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

13 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

14 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

14 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

15 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

16 horas ago