Educação

Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Destinado a profissionais da educação básica, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola está com inscrições abertas até 5 de fevereiro. São oferecidas 150 mil vagas. Contudo, cada uma das dez instituições de ensino superior participantes segue seu próprio calendário – algumas, inclusive, já encerraram a etapa de matrículas.

Nas universidades federais do Pará (UFPA) e do Tocantins (UFT), o prazo vai até 3 de fevereiro. E, na do Recôncavo da Bahia (UFRB), até dia 5 do próximo mês. O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai receber candidaturas até o preenchimento de todas as vagas.

A formação tem ênfase na população negra. Quatro módulos compõem o curso: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade. 

A relação das instituições que oferecem o curso está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com carga horária de 120 horas, as aulas terão início em março, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

As aulas estão divididas em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A iniciativa é fruto da cooperação entre a Capes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

22 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago