Destinado a profissionais da educação básica, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola está com inscrições abertas até 5 de fevereiro. São oferecidas 150 mil vagas. Contudo, cada uma das dez instituições de ensino superior participantes segue seu próprio calendário – algumas, inclusive, já encerraram a etapa de matrículas.
Nas universidades federais do Pará (UFPA) e do Tocantins (UFT), o prazo vai até 3 de fevereiro. E, na do Recôncavo da Bahia (UFRB), até dia 5 do próximo mês. O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai receber candidaturas até o preenchimento de todas as vagas.
A formação tem ênfase na população negra. Quatro módulos compõem o curso: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade.
A relação das instituições que oferecem o curso está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com carga horária de 120 horas, as aulas terão início em março, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
As aulas estão divididas em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade. A iniciativa é fruto da cooperação entre a Capes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Agência Brasil
Além do padrasto, mãe da menina é acusada de omissão, já que tinha conhecimento dos…
Tecnologia a serviço da transparência no SUS foi lançado no final de 2024 e visa…
Novo documento, que já foi emitido para mais de 18,3 milhões de brasileiros, é gratuito…
Primeiro a receber as equipes foi o Mercado Municipal Romeu Caldas, nesta sexta-feira, 17
Em 2023, o número foi de 28,8 milhões Com relação à pobreza multidimensional extrema, o…
Ação implantada pelo TRE-RR, permitirá que cidadãs e cidadãos de Roraima sejam atendidos em qualquer…