Balsa apresenta problemas desde o início de fevereiro - Foto: Divulgação
O Roraima em Tempo recebeu denúncias de que a balsa do Passarão, zona Rural de Boa Vista, está quebrada, dessa forma, o problema dificulta a travessia de moradores na região.
Conforme um denunciante, que preferiu não se identificar, canoeiros estão cobrando R$ 30 em duas passagens para realizar a travessia de passageiros.
“Estão cobrando R$ 30 por duas passagens. O olho da cara”, disse.
De acordo com o tuxaua da comunidade Vista Alegre, Dinarte da Silva, os problemas com a balsa ocorrem desde fevereiro. Ele diz que a situação não prejudica somente os indígenas, mas toda a população que faz uso do transporte.
“Esse problema com a balsa já está demais. Isso é um descaso com a população. Não só com a população indígena, mas com todos porque, nessa balsa, passa pessoas do município de Bonfim, Uiramutã, Normandia, muita gente passa”, relatou.
Ele disse ainda que tuxauas e lideranças já realizaram duas manifestações reivindicando uma balsa nova. Na última manifestação que ocorreu ainda este ano, as lideranças foram ao Palácio Senador Hélio Campus conversar com o governador Antonio Denarium (PP).
Segundo Dinarte, o chefe do executivo deu um prazo de 30 dias para entregar a nova balsa. Ele afirma que faltam cinco dias para o fim do prazo, mas que até agora nada foi resolvido.
“Teve uma reunião com todos os tuxauas da região do Baixo São Marcos dia 8 de abril com o governador. Então, hoje é dia 3 e faltam 5 dias para inteirar os 30 dias e a balsa continua o mesmo problema, prejudicando a toda população. Se não consertarem essa balsa, vai fechar o tempo do período do plantio de milho para nossas comunidades. Podemos ser prejudicados durante esse período se a gente não conseguir plantar o nosso milho”, contou.
De acordo com o tuxaua, as comunidades pretendem, mais uma vez, se reunir em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
“Na semana passada o mangueiro estava quebrado, logo consertaram. Trabalhamos, e no outro dia, quebrou outro mangueiro. Quando foi ontem, disseram que foi o bico da bomba[…] Então, fica difícil para nós aqui. É só um ‘probleminha’ de nada e bota para dez, 15 dias. Tenho certeza que entre esses dias, na hora que consertar, não vai passar três dias para quebrar de novo. Vamos para o Ministério Público e fazer uma manifestação em frente ao Palácio do governador, porque já está demais”, pontuou.
O Roraima em Tempo já havia recebido outras denúncias acerca de problemas na balsa do Passarão.
Em julho de 2021, a reportagem recebeu a denúncia de que o transporte estava há 15 dias sem funcionar no Rio Uraricoera. Na época, um dos denunciantes relatou que o problema é recorrente. Ressaltou ainda, que a travessia pelo rio era feita por canoa e outras pequenas embarcações.
Além disso, o morador afirmou que não havia assistência do Governo do Estado, Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros na região.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o governo que, em nota, informou que equipes da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) já se encontram no local executando os reparos.
Fonte: Da Redação
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…