Corrida 9 de Julho - Foto: SEMUC/PMBV
No próximo dia 9, Boa Vista comemora 135 anos de história e de tradição entre os moradores. Além disso, a celebração toma, literalmente, as ruas da cidade com a programação da tradicional Corrida Internacional 9 de Julho.
Dessa forma, a 23ª edição da principal corrida do estado deve reunir mais de 12 mil atletas de todas as idades, em várias categorias. Desde a Corridinha Baby até a disputa acirrada nos 5 km e 10 km, passando por novas modalidades, a capital respira esporte e emoção.
“A Corrida 9 de Julho é um verdadeiro presente para Boa Vista e para nossa população. A cidade tem como uma de suas principais características ser plana, o que favorece essa prática esportiva. Esporte é qualidade de vida e a prefeitura incentiva essa prática desde cedo, por meio de projetos, programas sociais e eventos como a corrida”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Uma cena se tornou comum em Boa Vista, seja no amanhecer, pôr do sol ou à noite, praças e ruas são ocupadas por atletas profissionais e amadores, que tentam principalmente melhorar seus tempos e se preparar para as competições. É assim o ano inteiro, mas basta julho se aproximar que o movimento aumenta.
Um desses atletas é Lessandro José Lima, de 42 anos. Ele é um apaixonado por corridas e já perdeu as contas de quantas edições da 9 de Julho participou. Contudo, o que ele não perde é a motivação e a oportunidade de estar mais uma vez na competição. Para ele, a corrida representa muito mais que uma disputa.
“Muda totalmente a vida das pessoas. Não é só correr. Cada quilômetro percorrido é uma vitória pessoal, uma prova de que você é capaz de superar obstáculos e de que a força interior é tão importante quanto a força física. A Corrida 9 de Julho é um patrimônio nosso e é um privilégio poder participar todos os anos desse lindo evento”, disse.
Lessandro chegou a montar um grupo de corrida com a família e amigos. Experiente na competição, o atleta ressalta a importância do comprometimento para alcançar bons resultados. “Tem que treinar bastante, não só nosso corpo, mas também nossa mente. Com os treinos e sono em dia e alimentação saudável, a corrida fica mais fácil”, completou.
Acima de tudo, a programação está dividida em dois dias, 6 e 9. No domingo, 6, a Vila Olímpica Roberto Marinho recebe os miniatletas da Corridinha Baby e Corridinha Kids, além dos “esportistas de quatro patas” na Corridinha Pet. As provas iniciam a partir das 8h.
Um dos principais cartões-postais da cidade, o Parque do Rio Branco, também será cenário da competição em comemoração ao aniversário de Boa Vista. Dessa forma, o Mirante Edileusa Lóz vai receber a inédita Corrida Vertical. São 454 degraus e 120 metros de subida e muita aventura. A largada está programada para 17h.
Posteriormente, no dia 9, os atletas amadores e de elite entram na competição. A programação começa com as provas de Ciclismo, pela manhã, com largadas às 8h, 9h e 10h15, na avenida Ene Garcez, no Terminal Luiz Canuto Chaves, e percurso pela avenida Ville Roy.
À tarde, às 16h, será a vez de mais uma novidade, a prova de Patins, que ocorre no Centro Cívico, com total de cinco voltas em torno da praça.
Por fim, a partir das 17h iniciam as corridas de rua de 5 km e 10 km. As largadas serão dadas da avenida Ene Garcez, próximo ao Terminal Luiz Canuto Chaves, com percurso pela avenida Ville Roy. Serão R$ 237 mil em premiações.
Categorias da Corrida 9 de Julho:
Fonte: Da Redação
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…